Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 16 de abril de 2012

Exigir uniforme em escola pública é ilegal, imoral

Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena…

Reunião com o Sr.José Benedito da SEE, com a Giulia do Educaforum, e vários Dirigentes de Ensino.

A boa vontade e o empenho da Giulia são sempre louváveis e imbuídas de um caráter e um objetivo nobre, que a luta dela é a nossa luta também.

O José Benedito de Oliveira, já conhecido por nós pela sua boa vontade e lisura, desde o tempo que era Coordenador Geral da Cogesp.

Um dos itens era a obrigatoriedade do uso de uniforme nas escolas públicas.

Exigência imoral, ilegal e que serve como princípio básico para excluir da escola os alunos mais pobres. As mentiras e desculpas deslavadas, que a escola fornece uniforme para quem não pode comprar, já foram devidamente discutidas e essa explicação desmascarada.

Além do ensejo para a corrupção, o uniforme é adotado com a anuência do Conselho de Escola e também das Diretorias de Ensino. Se é ilegal e excludente o Conselho não pode exigir, ou não é um Conselho de Pais e Mestres e sim uma quadrilha. SMJ.

Toda vez que se bate forte, as escolas denunciadas deixam a exigência de lado, mas depois que os alunos já compraram. Então relaxam, entra quem quiser sem uniforme. O objetivo de excluir e arrecadar verba de modo ilegal já foi cumprido.

A tal da injustiça que tarda é a justiça que falha. É injustiça, mesmo porque nunca soube de direção punida por esse motivo.

Vou reproduzir um trecho do texto do educaforum realçando que a maioria esmagadora das escolas exige e vende uniforme, essas listadas são uma gota de água no oceano de lama que está mergulhada a escola pública.

A Diretora do Aroldo Azevedo contou até com uma supervisora que teria visitado a escola a afirmado que a diretora não se preocupasse.

Vai o trecho da Giulia.

“Durante a reunião, os dirigentes mostraram seu empenho no sentido de orientar as escolas a não impedir a entrada dos alunos por falta de roupas uniformizadas e garantiram que as seguintes unidades estão hoje seguindo rigorosamente a legislação:
EE Aroldo de Azevedo – DE Leste 4
EE Maria Helena Gonçalves de Arruda – DE Norte 1
EE Alarico Silveira – DE Centro
EE Maud Sá Miranda Monteiro – DE Sul 2
EE Mario Arminante – DE Sul 3
EE Maria Petronila Limeira dos Milagres Monteiro – DE Sul 1″

O ano que vem, começa tudo de novo. As escolas cobram horrores, impedem alunos pobres de frequentar a escola e no final de abril a SEE chama algumas diretoras lá, e diz que é proibido, que se elas insistirem, a SEE, fica de mal delas para toda vida….aff.

Comentários