Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 5 de maio de 2008

Exercícios de Dháraná (concentração)

Estes exercícios também são utilizados para desenvolver a capacidade de mentalização de formas e cores. Mesmo que considere o exercício muito fácil, pratique diariamente apenas uma das modalidades. Não queira fazer dois ou mais exercícios no mesmo dia. Em vez disso, permaneça mais tempo na mesma técnica.
 
1) Sente-se, feche os olhos, visualize um triângulo. Não deixe que seu pensamento se disperse. Mantenha a imagem do triângulo nítida e sem interferências, durante um minuto. No dia seguinte, dois minutos. Vá aumentando o tempo à razão de um minuto por dia até chegar a 20 minutos. Depois substitua o exercício por um mais adiantado.
 
2) Visualize um hexagrama, agora com cor. Dê preferência às cores frias (mas há exceções). Uma cor muito positiva é o azul celeste. Siga a mesma progressão do exercício anterior. Em seguida, vá substituindo sua cor. Depois, passe ao exercício número 3.
 
3) Mentalize um pentagrama, agora com um fundo de outra cor. Por exemplo, um pentagrama violeta sobre um fundo alaranjado. Depois, vá trocando as cores.
 
4) Visualize um círculo dourado, sobre fundo verde claro, agora com movimento pendular, lento. Substitua as cores.
 
5) Conte mentalmente, visualizando os algarismos, de 1 em diante, até que não consiga mais por falta de concentração. Vá aumentando diariamente o seu limite até cerca de 20 minutos.
 
6) Repita o exercício anterior, agora escolhendo um tipo de número específico para mentalizar. Comece com números de desenho simples e, pouco a pouco, progrida para desenhos mais complexos.
 
7) Aperfeiçoe o exercício anterior, aplicando uma cor aos algarismos.
 
8) Avance na técnica, contando cada número com uma cor diferente.
 
9) Agora, todos os algarismos com uma cor e o fundo noutra.
 
10) Finalmente, mantenha uma cor de fundo e vá substituindo a cor dos números.

Do livro: Meditação e Autoconhecimento - De Rose
Comentários