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Publicado: Sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Eventos alavancam franchising no país

Com uma previsão de faturamento de R$ 86 bilhões e uma taxa de crescimento de 15% este ano, a trajetória da Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma demonstração de como acelerar de forma inteligente a expansão do setor através da realização de eventos. Criada em 1987, a entidade já festeja a quarta posição mundial, com a impressionante marca de 1855 redes de franquias e 90 mil lojas franqueadas que geram quase 800 mil empregos diretos e cerca de 3,2 milhões indiretos no país. Ninguém duvida do amor à primeira vista entre o empreendedor brasileiro e o franchising, apesar da burocracia que ainda existe para se abrir um negócio, a alta taxa de juros e a imensidão do nosso território.

Mas nesta vitória há um fator que fez a diferença. É que nem todas as associações têm a sorte de contar com o dinâmico diretor-executivo do calibre de Ricardo Camargo, que antes de assumir esta posição em 2004 já foi professor de português, empresário da indústria metalúrgica e executivo do McDonald’s.

"Precisávamos encontrar uma maneira de estimular o intercâmbio de informações e promover uma experiência enriquecedora para os empreendedores de pequeno porte, mesclando lazer e trabalho, mas sem os afastar da convivência familiar", explica Camargo.

A fórmula encontrada foram os eventos. Para atingir esta meta, além da convenção anual que já existia, foi adotada a estratégia de multiplicar eventos. Promovidos pelo menos uma vez por mês, os encontros da ABF passaram a trazer cerca de 30% de gente a cada realização. Isto permitiu ampliar o quadro de associados em tempo recorde.

O modelo mostrou-se tão acertado que logo foi segmentado por especialização: de simpósios de alimentação, jurídico e gestão, moda a responsabilidade social, além da criação de eventos de premiação – excelência, responsabilidade social, design. "Esta foi a melhor forma de dar visibilidade e prestar serviços ao associado", revela Ricardo, unanimidade em boa avaliação na ABF, fato raro em associações de classe.

Outro indicador de que eventos são o melhor caminho para crescer foram as feiras de franchising estaduais, regionais e municipais, cinco destas neste ano em parceria com o Sebrae, mas que não param de pipocar por todo o País. A principal feira ocorre uma vez por ano e a de 2012 contará com 500 estandes em uma área de 31 mil metros quadrados, e previsão de quase 50 mil visitantes. A boa resposta do mercado mostra que esta não foi uma aposta exagerada: "80% do espaço já está vendido, e teremos a participação de 20 países", comemora Camargo.

Sem dar trégua à acomodação, a ABF passou a estender a fórmula dos encontros a destinos internacionais, o primeiro deles realizado entre 2 e 6 de outubro no Hotel Conrad, em Punta del Este, Uruguai. Com sede nova e auditório para 150 pessoas, o objetivo atual é promover eventos associados à educação, com cursos de um dia, outros de 10 dias, e para gestores duas vezes por ano, além de certificações em RH, Operações, Marketing e Gestão.

*Este texto foi publicado também na coluna Viagens de Negócio, de Fábio Steinberg, no dia 20 de outubro, no Diário do Comércio de São Paulo. 

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