Colunistas

Publicado: Terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Ética na Criação

Ética na Criação
Ética, o que seria? Palavra de origem grega que pode significar moral. A ética tem como objetivo facilitar a realização das pessoas. Porém o que é moralmente correto ou ético para uma sociedade não é para outra. E até mesmo entre classes sociais de uma mesma sociedade.
 
Não é nosso objetivo fazer um tratado filosófico sobre a ética, porém na criação de aves nativas algumas questões éticas são latentes. No Brasil existem leis, rigorosas e burocráticas que regem nossa atividade. Por isso é preciso que os amantes dos pássaros se conscientizem que:
 
  1. Não é permitido capturar pássaros nativos na natureza. É crime!
  2. Não existe forma, legal, de regularizar a situação de um pássaro que não nasceu em ambiente doméstico.
  3. Não vale a pena comprar pássaros sem comprovação de origem e toda a documentação exigida.
 
Muitas pessoas têm desistido de criar pássaros nativos por aversão à burocracia. É um fato triste, motivado pela ignorância da população e pelas dificuldades criadas pelo IBAMA.
 
Muitas pessoas têm deixado de lado a preservação de nossas espécies para criar pássaros exóticos, que não são de nossa fauna. É mais um fato triste!
 
Existem diversas comunidades na Internet de pessoas, ignorantes, que atacam a criação de pássaros. Chamam de crueldade prender pássaros em gaiolas.
 
Seria a criação de pássaros em ambiente doméstico uma postura antiética?
 
Quando penso em tudo que o Ibama tem feito, ouço a tv falando que é crime criar e vejo pessoas marginalizando os criadores... Penso que a sociedade acha antiético a nossa atividade.
 
Porém, basta olharmos para nosso passado. Os Perus que enfeitam as mesas e enchem nossas barrigas no natal eram caçados na selva. Hoje são criados confinados.
 
O mesmo para galinhas, vacas, javalis, jacaré, búfalos e etc... Já pensaram na criação de codornas? Viram o tamanho das gaiolas das codornas?!?!?!? Hoje estes são animais domésticos. Na Bélgica uma das primeiras atividades econômicas é a ornitologia. A industria de suprimentos, gaiolas e medicamentos geram milhões.
 
Os pássaros australianos estão a salvo da extinção graças á criação. Periquitos, calopsitas, cacatuas... todos salvos graças á criação em domesticidade.
 
Bicudos já quase não existem mais na natureza. Curiós já são raros. E da forma como caminhamos com lavouras destruidoras, caça predatória, tráfico... Só existe uma forma de termos no nosso convívio os alados: A Criação.
 
Tenho lutado para que a cada dia mais pessoas estejam criando nossos pássaros. Não importa qual espécie. Se você gosta de pássaros, crie. Mas crie pássaros nativos do Brasil.
 
Lembre-se: No quinto dia Deus criou as aves do céu e nós temos o dever de preservá-los!
Comentários