Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 5 de dezembro de 2003

Estrada Parque e seus amantes

São muitos os amantes da Estrada Parque, que guarda em cada curva de seu caminho uma trajetória de fé, história, natureza e beleza. A antiga Estrada dos Romeiros ainda mantém a tradição das Romarias feitas a pé, a cavalo, bicicleta, carro ou charrete e tem como ponto de chegada Pirapora do Bom Jesus. Dentre as paradas obrigatórias, destacam-se fazendas, campings e restaurantes, além da Gruta da Glória e da antiga usina hidroelétrica.
   Rota de lazer dos moradores da região, especialmente nos finais de semana, a Estrada Parque foi construída na década de 20 por Washington Luís, sendo uma das primeiras vias asfaltadas do Brasil, fato que foi considerado um marco na implantação da malha rodoviária paulista.
   Esta estrada, que tanto viu e tanto vê, apaixona muitas pessoas. Uma delas é Caron, que fez um site em sua homenagem: www.estradaparque.hpg.com.br. Um dia, Caron me mandou uma foto da Estrada Parque vista de cima. Gostei tanto, que sugeri uma exposição virtual no www.itu.com.br. Ele gostou da idéia e me mandou um e-mail, que muito me emocionou:
   'Na verdade nem eu sei bem porquê, mas sinto um prazer tão grande em estar envolvido com a Estrada Parque que nem eu sei explicar. Só sei que aos sábados pela manhã por volta das 6 horas, pego minha bicicleta e vou até a Gruta, é o meu momento de ouvir o canto dos pássaros, sentir a Natureza de perto, na pele; agradecer a Deus Pai por ele ter sido tão generoso comigo, é um momento único que eu me dou de presente, penso na vida, repenso tudo sobre minha vida, e lamento muito, mas muito mesmo pelo estado do Rio Tietê, que é uma grande tristeza vê-lo sujo, com tudo isso aí que nós já sabemos. Eu sempre tive esse sonho, e sempre imaginei esta estrada no meio da Natureza tão linda aqui embaixo, como seria vê-la lá de cima. Mas como? Custaria muito caro... até que um dia, vi no site www.itu.com.br uma reportagem do Rodrigo Tomba com o Josivan. Não pensei duas vezes, mandei um e-mail para ele, e confesso que fiquei espantado, até com medo, pois tenho medo de altura. Mas o Josivan me respondeu: 'Caron com certeza iremos realizar este seu sonho!'. Fiquei aguardando até que chegou o dia: Josivan me levou para voar, foram 1 hora e 40 minutos que jamais irei esquecer em toda minha vida. Tudo como cortesia. Josivan é uma pessoa muito bondosa, pelo tempo que fiquei com ele pude sentir isto, senti uma emoção tão forte que confesso que chorei quase o tempo todo, aproveitando que o vento batia em meus olhos e me fazia chorar também sem querer, uma mistura de medo, pavor da altura, ao mesmo tempo, uma felicidade tão grande, uma emoção, de estar vivendo aquilo tudo, é como eu já disse, jamais eu esquecerei de tudo isto".
   Caron é o protagonista de uma lista muito grande de Amantes da Estrada Parque, na qual eu me incluo. Talvez você também se inclua. Cada um do seu jeito pode colaborar para que a Estrada Parque fique mais linda a cada dia. Seja fazendo um site e divulgando, fotografando, recolhendo o lixo, não jogando lixo ou simplesmente respeitando. O importante é acordar dentro da gente esse amor que nos alerta para a responsabilidade de cuidar daquilo que é nosso. Porque quando amamos, cuidamos. Não é?
   
   publicado no Jornal Periscópio em 01 de novembro de 2003
   
Comentários