Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Estamos no Final do Ano. E você, está?

O final do ano vem cheio de atropelos, e entre eles e outros se atropelam, prazos e programações. É nesse emaranhado de desencontros que este espaço ficou, não esquecido, mas atrasado. Faz tempo que não escrevo aqui, mas faço hoje porque, hoje, aqui estou.

Parece muito óbvio o que acabei de dizer, mas o óbvio tem em si uma armadilha perversa. Por ser óbvio ele nos induz ao erro de que não demanda atenção. Mas não é verdade, pois o óbvio é o que mais facilmente nos passa entre os dedos.

Despejar palavras em uma folha branca não, necessariamente, quer dizer dar atenção ao que se faz. Mas tenho buscado fazê-lo com atenção, para estar presente de corpo e alma no que faço. Mais uma vez parece óbvio, e é, mas também é difícil.

Nossas experiências têm sua qualidade ligada diretamente à qualidade da presença que dedicamos a elas. Em tempos de correria tendemos a esquecer disso, e tudo o que fazemos, fazemos sem estarmos realmente presentes naquilo.

A presença demanda um alinhamento de corpo, alma, mente e respiração focados naquilo que se faz e no lugar onde se está. Você já parou pra prestar atenção se está realmente presente no que está fazendo? Perceba se está sentindo o pé no chão, se sua respiração flui profundamente e se sua cabeça está no mesmo lugar que você neste momento. Esta consciência de presença nos permite tirar de cada experiência sua mais completa oferta. A vivência em um número ampliado de coisas que ela disponibiliza. É comum neste período a sensação de que, de repente, o ano acabou. Esta sensação vem do fato de que não estivemos presentes totalmente em nada que fizemos nesta fase. Levitamos sobre tudo dividindo corpo, mente e alma entre uma série de coisas e afazeres. Não sentimos a presença em nenhum deles, por isso, de repente, o ano termina e nem bem sabemos o que fizemos com ele.

Esta presença verdadeira é transformadora. Transforma relações, emoções e resultados. Não é verdade que não se pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. Pode-se sim, mas a qualidade de sua presença será, provavelmente, prejudicada.

E então? Você está aí onde você está? 

Comentários