Colunistas

Publicado: Terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Estado de Espírito

Estado de Espírito
Neste dezembro, ocaso do ano de 2007, este cronista procedeu a uma compilação meticulosa de todas as suas intervenções, diga-se colaboração, na imprensa ituana.
Anos ininterruptos de permanente lida em jornais, num comportamento que se cristalizou sobretudo na feitura de crônicas, mister envolvente, como reflexo natural de um prazeroso estado de espírito.
 
Conquanto tivesse atuado em outras folhas, o fato é que ao Jornal “A Federação” destinou maior continuidade, numa relação afetiva que justamente agora completa trinta anos.
 
Os trabalhos foram relacionados cronologicamente e com o fiel registro do título de cada um, o nome do jornal em que foram publicados, o número da edição e o da página. Deveras, uma longa lista.
 
Relativamente às crônicas em particular, procede-se aos poucos a uma escolha de algumas delas, com exclusividade daquelas aqui publicadas, que, em breve, se espera, devam resultar num livro.
 
E é justamente intuito do autor que a compilação já mencionada, de sua presença em vários jornais, ou conste desse mesmo livro como capítulo derradeiro ou seja objeto de um livreto próprio, para registro.
 
De um ou de outro modo, essa catalogação, mereceu uma página inicial de apresentação, que vai reproduzida a seguir:
 
COMPILAÇÃO (1956 a 2007)
Atuação na imprensa ituana.
Cronista: Bernardo Campos.
 
São mais de dois mil trabalhos.

Com passagem anterior em outros periódicos, o autor tem presença assídua, em especial no jornal católico “A Federação”, dos poucos órgãos centenários na imprensa paulista (1905/2005). Nesse semanário, desde abril de 1977, - há trinta anos portanto - sob o pseudônimo de João Paulo”, responde pelo espaço denominado “Reflexões do Domingo” (breve comentário do evangelho da semana), a convite do então Pároco, Monsenhor Camilo Ferrarini. Essa seção, até aquela data, 1977, estivera confiada aos padres Jesuítas da Igreja do Bom Jesus.

A partir do segundo semestre do ano de 1990, além do espaço acima, vem mantendo outra coluna semanal, de crônicas do cotidiano. Tal colaboração, por longos anos, foi acomodada na coluna a que o autor intitulou de “Ultima Página”. Atualmente suas crônicas continuam, mas em páginas aleatórias do mesmo jornal.

Presente em sucessivas diretorias, Bernardo Campos foi presidente da Associação São Paulo da Boa Imprensa, mantenedora do jornal “A Federação”,  de 1996 a 1999.  Editor,  de 1999 a 2003.

Não constam do rol as muitas matérias de sua lavra, porém não assinadas, como editoriais, manchetes, relatos e até reportagens.

Eventualmente, usava também a rubrica J.C.
Na presente compilação, não figuram, igualmente, algumas seções criadas pelo autor, em especial no Jornal ‘A Federação”.  Com o tempo, quase todas passaram a contar com mais colaboradores.

 Exemplos:
“Nota Cem/Sem Nota”,   “A Foto do Fato/O Fato na Foto”,  “Internet”,  “Bom de Ler”,  “Eles Disseram...”,   “Frases e Pensamentos”.
Comentários