Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 2 de março de 2012

Está ruim, mas pode piorar

Cala a boca, professor!

Ainda o encontro que tive na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, com o Secretário Adjunto.

Todos sabemos que tem muito educador na escola pública, esmagado pelo autoritarismo da direção em uma escola falida moralmente.

A Giulia, do Educaforum, cobra muito dos educadores. Ela diz que eles deveriam denunciar. Eles reclamam que, se denunciarem os maus colegas e a direção, serão perseguidos e demitidos. A maioria que quer trabalhar é exatamente aquele que não tem a maldita estabilidade. Alguns concursados também estão no rol dos educadores inconformados.

O Bispo Desmond Tutu, disse “para o mal prosperar, basta o silêncio dos bons”. Uma frase linda, mas nem sempre dá para aplicar.

Entre outras coisas, reclamei ao Secretário Adjunto que não temos onde denunciar o mau funcionário, que isso prejudica tanto os alunos como os professores sérios.
Ele alega que tem sim, tem um monte de Ouvidorias e a Corregedoria Setorial de Educação.

Respondi bem categórica que NÃO FUNCIONAM.

Ele não mudou nem um músculo da face que me olhava num misto de enfado e deboche.

Imagina, uma autoridade ouvir assim categoricamente de um cidadão que um órgão da Secretaria dele não funciona. Aliás que nenhuma Ouvidoria e Corregedoria Setorial de Educação funcionam e não se abala.

Os motivos pelo qual não funcionam a gente sabe. São engessados por uma legislação jurássica e parte deles tem má fé e incapacidade mesmo.

Precisa de uma via rápida, onde os casos sejam resolvidos imediatamente. Onde todos os acusados tenham amplo direito de defesa, mas não do jeito que está. Tem muito mais defesa e acaba que o acusado se vira contra o acusador que além de desistir, serve como mau exemplo e calando as vozes sérias da escola.

Assim o educador, os pais e os alunos assistem desanimados o desmonte da escola pública, onde sempre tem onde piorar. 

Comentários