Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Essa prova é um assalto!

Essa prova é um assalto!

Educador é uma vocação. Não existe escola que forme um educador, ele nasce pronto. Professor é uma profissão. Assim como a melhor faculdade não forma um jornalista que não gosta de escrever e um médico que tenha horror a sangue. Um engenheiro que odeie cálculo. Um professor que odeia ensinar, que é impaciente e não tenha nenhuma tolerância com criança e adolescente é um fracasso, por mais faculdade que curse.

Para a avaliar um professor só mesmo na sala de aula, no exercício da função. Os pais e alunos sabem de cor e salteado quem é um educador e quem é um professor tranqueira. Infelizmente os pais e alunos nunca são ouvidos.

Nossa Secretaria de Educação não sabe nada de educação pelo que parece e pelas atitudes que toma.

Os professores para pegar aula tem que fazer uma prova. Ora, mesmo sendo prova classificatória não serve para nada. Classificado o professor já é no concurso. Os professores temporários fazem faculdade e lá também são classificados, passam ou são reprovados.

Essa prova a que todos são submetidos não tem nenhum valor, nenhum sentido a não ser alguém levar algum, que fica muito caro para o bolso do contribuinte. O professor que por acaso não tirar 4, que é a nota mínima, também pega aula, se não tiver professor classificado na sua frente.

Prova que não vale nada, só para gastar e estressar o professor.

Desta vez estou de concordo com a Apeoep, essa prova é uma vergonha, um disparate. Alguém está levando vantagem com ela, e não são nem professores nem os pais que pagam a conta e nem os alunos. Essa nossa Secretaria da Educação é um circo mesmo, quando menos se espera vem o mágico e tira uma gracinha da cartola, gracinha cara, diga-se de passagem.

Comentários