Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Esqueci meu girassol

Crédito: Banco de Imagens Esqueci meu girassol
Foi em um daqueles dias lotados de afazeres. Dias que passam em branco no registro da alma. Dias nos quais não sei bem quem sou entre a mulher, mãe, esposa, patroa e profissional. Dias em que pensamos na lista de supermercado enquanto tomamos banho, ou que carregamos pacotes enquanto falamos com um cliente pelo celular. Dias apagados, sem perfume de flor, abraço de marido ou gargalhada de filhos. Dias que nos provocam a falsa impressão de prazer quando cansadas, tarde da noite, riscamos nossa interminável lista de obrigações.
 
São esses dias que deveriam ser desclassificados da nossa agenda. Passar o dia fazendo, fazendo e fazendo, sem nenhum momento de música ou poesia, deveria ser proibido às mulheres. Não ouso dizer que devemos abolir essa lista. Afinal, ela é também parte de nós. O que seria se não nos sentíssemos tão úteis, necessárias e... imprescindíveis? Portanto, confesso!!! Preciso dessas listas! Mas me arrisco a dizer que elas deveriam ser temperadas com molhos mais picantes e receitas mais femininas.
 
Lá estava eu, pagando as compras e colocando os produtos nos saquinhos de plástico. Aliás, quero aproveitar pra contar que vou substituir os saquinhos plásticos por uma sacola permanente. Poucos sabem que eles são feitos de resina sintética originadas do petróleo e podem levar 500 anos para se decompor na natureza. E mais, nos lixões e aterros, impedem a passagem da água retardando a decomposição dos materiais biodegradáveis. Fiquei sabendo através de uma amiga ambientalista que uma família de 4 pessoas de classe média usa cerca de mil sacolas por ano. Que loucura!!! Bom, isso é apenas um parêntese, de alguém que está aprendendo lentamente a tomar certas atitudes para ajudar a formação de um planeta sustentável.
 
Voltando ao caixa de supermercado: paguei, com o pensamento sei lá onde. Até esqueci de dar bom dia à moça, coisa que gosto sempre de fazer com um sorriso no rosto. Coloquei os sacos no carrinho e saí andando, já olhando o relógio e imaginando se caberia ainda algum item da lista antes do almoço. Foi quando a simpática moça me chamou: “Moça, você esqueceu o seu girassol!”.
 
Olhei para trás, sorri e agradeci. Um vão de beleza se abriu em mim. Eu estava esquecendo de levar o único item que não estava na lista dos urgentes. Justo o girassol, que eu escolhi comprar apenas pelo prazer de olhar todos os dias e me embriagar em seu amarelado feliz. É... alguma coisa estava no lugar bem errado mesmo.
 
Suspirei, respirei e resolvi ouvir uma boa música, deixando a minha infinita lista para depois. E tudo correu bem no decorrer do dia. Espero me lembrar sempre do lindo girassol.
Comentários