Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Escola ruim só aceita aluno bom

 

O portal IG - e a imprensa de modo geral - adora escola autoritária. Vem os elogios para a escola que teve um bom desempenho no ENEM. A Escola José Esequiel de Souza em Taubaté. Essa escola é uma escola autoritária e excludente, e seleciona os melhores alunos pelas notas anteriores. Melhores, modo de falar, que nem sempre o aluno que tira as melhores notas é um bom aluno.

Escola que seleciona aluno bonzinho, que os enquadra em uma disciplina militar e autoritária onde o aluno não tem vez e nem voz, não está formando cidadão. Não está ensinando o aluno a ter espírito crítico. A contestar, a pensar.

Lembrando só para exemplo, que Einstein e Thomas Edison eram considerados maus alunos.

Casos mais recentes, o Ronaldo fenômeno do futebol brasileiro foi considerado um mau aluno.

Muitos casos a gente vê de pessoas especiais, gênios mesmo, a escola expulsa porque não quer ter trabalho e não tem capacidade para ligar com eles. Ou pior tem preguiça.

As escolas ruins, os professores elaboram provas dificílimas, mas não ensinam. O aluno se vira em casa, ou em cursinhos. Se depender da escola não vai aprender nada mesmo.

Se não tirar nota nas provas, é reprovado. A escola mentirosa então fica com fama de escola “forte”
Essa escola criminosa, ruim, injusta é endeusada pela imprensa.

No portal IG mesmo tem uma aluna equivocada, elogiando a escola. Ela declara que não conseguiu entrar na escola porque sua nota do ensino fundamental não eram boas, a escola é boa, ela não.

Aluno com baixíssima autoestima, cidadão meia boca, aquele que entende o abuso a violência e a corrupção como inevitável. Assim vai a escola pública deformando os alunos.

Comentários