Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 12 de março de 2008

Entrevista com Aloísio Tostes - Presidente COBRAP

Crédito: Lagopas Produções Entrevista com Aloísio Tostes - Presidente COBRAP
Bicudo Batuque - Referência do Canto Goiano
Este artigo fala sobre a criação de bicudos, especialmente sobre a modalidade canto de bicudo. O entrevistado dispensa apresentações, Aloísio Tostes, presidente COBRAP, uma das figuras mais conhecidas na criação de pássaros nativos do Brasil. Talvez o mais famoso de todos os passarinheiros.
 
Seu trabalho abnegado a frente da COBRAP tem divulgado muito a criação legalizada de pássaros da fauna nativa do Brasil! No momento é uma de nossas esperanças para um futuro melhor e com uma legislação que estimule a criação com geração de renda e preservação da natureza.
 
A idéia é um texto não técnico que possa ser lido e entendido por leigos que admiram os pássaros e criadores iniciantes.
 
O Sr. Aloísio Tostes, foi proprietário do Batuque, grande campeão de fibra e canto, uma referência para o canto goiano clássico.
 
1) Mestre, quais são os tipos de canto de bicudo existentes atualmente?
Não há como saber quais são os tipos de canto existentes, são inúmeros porque o bicudo tem grande facilidade em assimilar trechos de dialetos diferentes e montar um modelo diferente. Depois que outro bicudo faz parelha está criado um novo estilo...; todavia se levarmos para a classificação oficial, ficaríamos com os seguintes:
Canto Flauta (inúmeros e indefinidos dialetos com voz flauta (ressonada);
Canto Regional (inúmeros e indefinidos dialetos com voz corrida;
Canto Alta Mogiana Clássico
Canto Alta Mogiana
Canto Goiano Clássico
 
2) Nos torneios existem quatro estacas de canto (mais conhecidas): Goiano, Alta Mogiana, Flauta e Peito de Aço. Quais as principais diferenças entre estes cantos? Qual o tipo que tem mais adeptos e competidores?
Cada um deles tem suas próprias seqüência de notas à exceção do flauta que não obedece a padrão determinado e o Peito de Aço que é o Canto Livre com Repetição sem qualquer consideração à qualidade do canto.
  
3) Seu criatório é voltado para canto e fibra, certo? Quais são os principais desafios de um criador de bicudos que tenta formar bicudos de canto clássico ou de fibra?
Embora tenha insistido para colocar o canto do Batuque em meus filhotes, até agora em meu criadouro tenho dado ênfase a bicudos repetidores com fibra, sabendo que o aprendizado de canto é um processo que depende de muitos cuidados nesse sentido. Quem quiser formar canto clássico deve ter o mesmo cuidado que os curiozeiros tem para encartar canto. Se tiver um bicudo mestre a tarefa é facilidada, mas é rarissimo poder contar com um de extrema qualidade. A maioria tenta fazer com reprodução sonora via cd o que tornou criação mais democrática. Qualquer criador que tomar os cuidados devidos pode, de repente, conseguir um belíssimo bicudo a um custo baixo. Temos ai vários exemplos que deram certo. Quanto mais cedo colocar o filhote para ouvir a gravação melhor, escolher pássaros que tenham genética de repetição e de famílias que revelam facilidade no aprendizado.
 
4) Conheço vários pássaros de muita fibra que vêm de criatórios de canto. Tanto em bicudos quanto em curiós. A fibra é uma característica genética cultivada por criadores de canto?
Suponho ser necessária a fibra, mesmo em bicudos de canto, senão poder-se-á obter bicudos frios arredios  e que não cantam quando solicitados e que provocam muita frustação aos seus proprietários. 
 
5) Ouvi muitas vezes que pássaros de fibra não aprendem a cantar, pois disputam o tempo inteiro com seus mestres. Isso é verdade? Pode explicar?
Cada pássaro é único e cada processo de aprendizado é um, há bicudos que aprendem a cantar dessa forma. Tive um bicudo de muita fibra, no passado há quarenta anos, que mudou o  canto em duas horas de disputa e o novo canto aprendido era da melhor qualidade.
 
6) Alguns criadores utilizam equipamentos de alta tecnologia para o ensinamento de canto, outros utilizam os mestres. Qual o melhor método?
Como disse, os equipamentos democratizam o processo e é a segurança do crescente interesse de muita gente. Além do que o canto aprendido com gravação tende a ser mais perfeito do que com o mestre, uma vez que todas as gravações são editadas na escolha das melhores cantadas, às vezes com incrementação e destaque para notas mais importantes.
 
7) Na sua opinião, o aprendizado de canto é sorte, manejo ou aptidão genética? Qual característica genética é mais difícil de se conseguir de forma padronizada?
Um pouco de cada coisa, cada pássaro é um indivíduo diferente de outro. Não há fórmula exata, muitas vezes o que dá certo com um não da com outros. É verdade, porém, que exige cuidados especiais com os filhotes desde o seu nascimento.
 
8) Qual característica genética é mais importante em um criatório que visa a excelência em canto de bicudo?
A repetição e a facilidade para aprender (isso é genético), lembrando cantar o dialeto do pai não é transmissível. Um bicudo canto flauta pode gerar um que aprende o goiano clássico e vice-versa...Vem desse fato a segurança que qualquer bicudo pode cantar qualquer dialeto. É essa faculdade do bicudo que mais estimula os criadores.
 
9) Qual a origem dos padrões de canto cultivados hoje em dia? Estes cantos foram editados com alguma adição ou remoção de notas ou são 100% originais
Comentários