Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Entre dois Eclipses

Entre dois Eclipses
A Lua sai de cena e aparece Saturno
O Eclipse do Sol precede o Eclipse da Lua

Na próxima Lua Cheia de Peixes, que ocorrerá às 00h31min do dia 21 de fevereiro, haverá um eclipse total da Lua. A Lua sai de cena e aparece Saturno. Veja o Eclipse em detalhes no link: A Lua sai de cena.

No último dia 7 de fevereiro, o Sol e a Lua estiveram em conjunção com o Nodo Norte em Aquário.
A Lua que representa memórias desde longínquos passados, quando em contato com o Sol e a Cabeça do Dragão, tem a oportunidade de "expressar-se positivamente e construir novas faculdades e poderes na personalidade", escreveu Alexander Ruperti em seu livro Ciclos del Devenir - Ed.Kier.

Em seguida em seu caminho ao longo do Zodíaco, a Lua alcança o Nodo Sul (em Leão)- "as armadilhas das limitações do ego" de onde precisamos sair para nos conectar com as fontes de sabedoria do Eu Superior.

A Terra, de tempos em tempos, se coloca entre o Sol e a Lua, lançando uma sombra no espaço. Esse alinhamento dos três astros é tão perfeito que interrompe a projeção da luz do Sol sobre a Lua, gerando no céu um fenômeno de rara beleza e de grande magnitude, e que poderá ser visto por todos, no hemisfério sul.

Em questão de pouco mais de duas horas a Lua passa visualmente por todas as fases, o que pode representar uma aceleração da nossa percepção dos processos naturais de mudança da própria vida. A impermanência.

Desde sempre a Lua se encontra no céu como um grande anteparo, com a mesma face voltada para a Terra, feito um espelho a iluminar as noites com a luz do Sol. É sempre outra, é sempre a mesma.

A interrupção da projeção da luz do Sol que está em Peixes, sobre a Lua que transita por Virgem (o signo oposto) gerada pelo alinhamento com a Terra - pode também representar a interrupção momentânea da transmissão de informações e energias que chegam do consciente (Sol) ao inconsciente (Lua), permitindo aflorar padrões de comportamento até então viciados, trazendo a oportunidade de reconhecimento e quebra desses padrões recorrentes, dos atos compulsivos e autômatos, habituais.

Entre outras coisas, a Lua representa as motivações inconscientes enraizadas no passado, respostas automáticas, gestos repetitivos e irrefletidos que não nos damos conta, reações emocionais, programações familiares e condicionamentos. O eclipse da Lua sugere mudança de hábito, quebra de condicionamentos, saída do rotineiro.

Peixes é o último signo do Zodiaco, representando entre outras coisas a síntese de todos os demais, e a culminância da existência humana em suas possibilidades espirituais.

Nessa Lua Cheia de Peixes, devemos nos resguardar do colapso da luz do Sol na noite de eclipse, para conectar a essência do que precisa mudar em nós. É um lugar onde cada um entra só, para rever seus valores e o que está fazendo da própria vida.
Isto porque, quando a Lua é tomada pela sombra da Terra, aparece reinando no céu o planeta Saturno, o "Sol da Noite" com seus anéis luminosos.
E Saturno é o Senhor do Karma, e se encontra em Virgem. Muitas pessoas estão desde o último eclipse do Sol ressentindo-se até mesmo no corpo, dessa liberação de energias ligadas ao passado, como um processo saudável e depurativo. Mas é no Sol do amanhecer do novo dia que estão as propriedades curativas do Ser.

sugestão:
recolhimento após anoitecer, e saudar o Sol do novo tempo no amanhecer do dia que se segue ao eclipse.
 
Comentários