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Publicado: Sábado, 20 de março de 2010

Entender e ajudar os teus filhos

Crédito: brazuni.ning.com Entender e ajudar os teus filhos
Há necessidade urgente em mudar alguns paradigmas

Continuarei discorrendo sobre o assunto do ultimo artigo, devido à grande dificuldade dos pais em conduzir os filhos na educação do lar e da escola.

Compartilho com as citações da psicopedagoga Giselle de Castro Fernandes, também colunista deste site, que orienta os pais em vários assuntos com muita propriedade.

Afinal, o que está acontecendo com essas crianças que já nascem mais inteligentes, mais hiperativas, mais sensitivas, etc? Trata-se de uma evolução natural para a época, para que os adultos percebam quão equivocados estão na forma de educar as crianças. É como se os bebês e as crianças estivessem pedindo socorro pela incompreensão dos adultos. É um momento muito importante da evolução humana, um momento de profunda reflexão sobre as crianças.

Considero a observação um dos principais requisitos para compreender melhor os fillhos. O que eles estão querendo expressar com uma birra, uma mal criação, a falta de educação, interromper um adulto numa conversa, indiferença aos estudos, isolamento, falta de atenção na escola,”surdez” eletiva,etc.. Embora pediatra, estas são as principais queixas dos pais no consultório, além de crianças com diagnóstico de esquizofrenia, síndrome depressiva e do pânico, que aumentam a cada dia, e em crianças cada vez menores.

Devemos lembrar que há 3 tipos de avaliação da inteligência humana: o QI (quociente de inteligência), QE (quociente emocional) e o mais atual QS (quociente espiritual).

Em 1975, o psicólogo Daniel Goleman publicou os seus estudos sobre a Inteligência Emocional, onde “a diferença com o intelectual está nas aptidões, como autocontrole, zelo e persistência e a capacidade de nos motivar a nós mesmos. Essas aptidões podem ser ensinadas às crianças, proporcionando-lhes uma melhor oportunidade de empregar o seu potencial intelectual”.

A mais recente revelação é a 3ª forma de avaliação da inteligência, o QS (Inteligência Espiritual), estudada pela física e filósofa americana Dana Zohar, que atualmente leciona na universidade inglesa de Oxford. Segundo a autora ”ter QS alto implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona, e fala da alma, enquanto o QE fala das emoções. E a espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade”.

Todas essas pesquisas nos facilitam na abordagem das mutações que estão ocorrendo com essas crianças. Elas manifestam a vontade de derrubar sistemas, romper os moldes estabelecidos na Educação seja na escola ou no lar. Há necessidade urgente em mudar alguns paradigmas como manter a rigidez, autoritarismo para dominar as crianças no lar ou fora dele.

Na prática diária, se os pais evitassem mais de 50% dos nãos ditos em um dia já é um bom, mas difícil começo. Em segundo lugar, ouvi-los melhor. Em terceiro lugar, mudar o discurso autoritário e formular questões de outra forma.

O uso de drogas em crianças hiperativas pode acalmá-las, mas bloqueiam o seu potencial, fazendo perder a conexão com elas mesmas.

Não há como ignorar essas mudanças mediante os estudos dos 3 tipos de
Inteligência no ser humano. Temos que considerar a criança como um ser físico, emocional e espiritual. Os adultos devem procurar informações através de livros de autores qualificados no assunto e procurar profissionais adequados para cada caso.

A medicina homeopática tem auxiliado muito, assim como as terapias holísticas praticadas por psicólogos e outros terapeutas, mantendo assim melhor conexão e entendimento com essas crianças.

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