Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 31 de março de 2003

Empatia, a arte de viver bem com o próximo

Eu sempre gostei do termo "empatia". Fomos apresentados quando ainda estudava na ESPM, lá na rua Rui Barbosa, no Bixiga, em São Paulo.
    Usei seu significado do jeito que o conhecia, ou como pensei que era, "a arte de conhecer o outro, se colocando em seu lugar, para, assim, conseguir realizar seus desejos". Até o último finalde semana era assim que pensava....descobri que significa algo mais.
    A Internet nos traz informações preciosas e nos tira dúvidas sobre assuntos que achamos sem resposta. Foi através dela que pude compreender melhor o termo "empatia".
    Navegando pra cá e pra lá, procurando mais informações sobre "comunicação", sobre formas de expressão nessa ou naquela língua, me deparei com uma enciclopédia francesa que trazia a seguinte definição : "È a possibilidade de entrar no mundo do outro ....existe a possibilidade particular de compreensão entre o inconsciente de dois indivíduos, comparável ao telégrafo sem fio"
    Esta definição, aqui reduzida, é claro, nos dá a perfeita receita para vivermos bem com nosso semelhante: Basta nos sintonizarmos com êle, comprendermos seus problemas, suas aspirações, sua forma de agir, suas buscas....basta que nos deixemos ser compreendidos também ( aí está o grande segredo!), deixando acontecer a comunicação "entre os inconscientes". Descobriremos que "todos somos iguais", que todos temos os mesmos problemas, apresentando-se de forma diferente, apenas.
    Descobriremos que a compreensão do "outro" será a compreensão de "nós próprios". Passaremos a usar a empatia em nosso dia a dia. Praticaremos a arte de viver bem.
Comentários