Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Elementos do jardim

Elementos do jardim
No jardim, ativando o setor da afetividade

São definidas as energias: “Yang” entendido como energia masculina, das cores brilhantes e fortes, como os tons vermelhos e amarelos e a energia “Yin” energia feminina, das cores frias como azuis e verdes.

O jardim situado na frente da residência, empresa e estabelecimentos comerciais, é conduzido pela energia “Yang”. Nas áreas de luz, jardim interno prevalece à energia “Yin”.

Sempre, o sucesso do equilíbrio está no resultado harmonioso entre objetos e plantas de cada espaço.

Para suavizar a linha do muro, normalmente reta, harmoniza-se com plantas. Canteiros curvos ou irregulares são apropriados também. Arbustos e trepadeiras atraem as energias e dão um toque especial nestes locais.

Outra forma de equilíbrio e complemento são as pedras, espelhos d água e objetos coloridos. Buscar a harmonia entre natureza e seus elementos, mostram a compreensão do universo. O homem é feliz num meio harmonioso. Este meio quem o faz é o próprio homem quando está no seu ponto de equilíbrio. Não existem elementos melhores no jardim. Todos se interagem entre si, se integram e resultam num espaço mais agradável ou menos agradável com sensações positivas ou negativas.

Como aplicar estas idéias no jardim?

Se desejar usar uma fonte, use plantas que criem aconchego ao local.

Se o local for muito aberto, as plantas devem formar uma proteção visual, de proteção a quem usará o espaço. Em locais fechados ou definidos por paredes as plantas baixas podem ser usadas.

No projeto de paisagismo, as cores dos arbustos e flores integradas com as pedras, pisos, madeira e iluminação promovem a harmonização do local.  Promover a harmonia da natureza com o homem é estar no ponto de equilíbrio dos diversos elementos integrados entre si, inclusive o homem.

Comentários