Colunistas

Publicado: Terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ele vela por todos

Quarto do Domingo Comum.

30 de janeiro. 2011

Evangelho consoante São Mateus.

Primeiros doze versículos do capítulo 5.

*    *    *    *    *

“”  Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los:

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem -aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o tipo de mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.  “”

*    *    *    *    *

As bem-aventuranças, explicitadas por Mateus, uma página alta dos evangelhos de Nosso Senhor Jesus.

Dentre tantas, com características de amor provado ao homem, estas palavras, as de consagradora e confortável expressão.

O sofrimento  seja qual for, preocupa o coração amoroso de Jesus.

Sabedor dos limites do ser humano, oferece-lhe o aval de uma recompensa à altura da sua resignação.

Mas que também, resignação, aqui, não implique em significar submissão e braços cruzados ante os excessos bem à molde de espíritos mal formados. É que frequentemente, no mundo injusto e insensato, padecem as pessoas, principalmente a injustiça contra si, sem possibilidade de que ao menos se expliquem ou se defendam.

Conclui o Mestre que tanto maior a recompensa ainda, se as dores forem padecidas por causa do nome dele. É que Jesus sabia que o seu nome muitas vezes incomoda.

Fique-se pois com o conforto de sua presença e assistência, mesmo quando tudo pareça aparentemente perdido.

                                                                                           João Paulo

Comentários