Colunistas

Publicado: Terça-feira, 4 de maio de 2004

El "EFECTO FLYNN" e o Método dos Sons

“Finalmente, se ha podido comprobar que las puntuaciones medias en los tests de inteligencia han aumentado durante el siglo XX, pero no se sabe exactamente cuáles son las causas. Se ha llamado a este fenómeno el 'Efecto Flynn' y consiste en un aumento gradual del rendimiento medio en los tests de inteligencia en el transcurso de los últimos 50 años.” Stenberg, R. y Detterman, D., K. (1988). ¿Qué es la inteligencia?. Madrid. Pirámide.

O texto acima faz parte de um artigo escrito a partir do livro de “O que é a intelegência?, editado em Madrid, em 1.988.

Destaquei, em negrito, a informação sobre não se saber as causas da elevação de nível nos testes de inteleligência nos últimos 50 anos, pois é exatamente o que venho respondendo em meus artigos sobre o uso do Cérebro Humano, o que me levou a desenvolver o Método dos Sons, utilizado no European Cultural Centre-London School, em Itu, há alguns anos, no ensino de Línguas Estrangeiras.
Após a Revolução Industrial,que em meu ponto de vista só foi possível após a Revolução que causou Gutenberg com a descoberta da Máquina Impressora e conseqüente desenvolvimento da Indústria do Livro, os Seres Humanos passaram a acessar outras áreas do Cérebro, que até então não eram exigidas.

Os Engenheiros ( Engeneers ) que desenvolveram as engenhocas, usadas pelas Tecelagens na Europa e também em nossos Engenhos de Cana, no Brasil de 1800, mais tarde usadas para desenvolvimento dos diversos motores que passaram a povoar nossas vidas e nossas mentes, em barcos, aviões, foguetes, e uma infinidade inimaginável de veículos e equipamentos utilizados pelo Homem, na realidade provocaram um revolução em nosso Cérebro, expandindo o uso da área cerebral, não só nas áreas do movimento, mas da leitura, da audição, da visão e demais percepções.

Como estamos, todos, expostos a uma infinidade de informações, mesmo dormindo ( pois o trem está passando, a televisão está ligada, as sirenes estão trabalhando, os aviões estão voando, etc..), nosso Cérebro está recebendo vibrações de diferentes tipos, e as está armazenando. Hora, não é difícil perceber que a quantidade de informações que temos hoje não pode, sequer, ser comparada com aquela que nossos antepassados tinham em 1.400, antes da Revolução de Gutenberg.

Eles não precisavam de atenção para atravessar a rua, quando elas existiam; não precisavam se preocupar com a poluição dos rios; não precisavam se preocupar com eletricidade e seus derivados; com horários. As preocupações giravam em torno de um universo muito limitado.

Ao analisarmos nosso universo, hoje, imediatamente percebemos a diferença.

E, com certeza, é esta diferença no armazenamento cerebral de informações, que está causando a elevação nos resultados dos testes de inteligência.
Não tenho mais dúvidas de que o Ser Humano está se desenvolvendo cada vez mais, está crescendo com Ser e como Humano. A Espécie Humana está evoluindo de uma forma geométrica e, em breve, terá respostas para muitos dos problemas que nos afligem hoje em dia.

Às Famílias, aos Professores, aos Administradores, aos Responsáveis pelo desenvolvimento de uma ou mais pessoas, a sugestão que tenho é de que propiciem a elas todas as condições possíveis para que tenham contato com o maior número de informações, tanto na área intelectual como na tecnológica ou artística. Só assim poderão assimilar o conhecimento e gerar o efeito sinérgico no uso das informações, que as levará mais e mais ao desenvolvimento, próprio e da Sociedade como um todo.

Não nos esqueçamos que qualquer ação, no sentido do desenvolvimento, ou no sentido contrário, de brecar este desenvolvimento através da corrupção ou da inveja, reflete no Universo. O Ser Humano não é mais um Ser isolado em um pequeno Planeta, é um Ser Universal. Só esta consciência fará com que possa viver mais e melhor.
Comentários