Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

É preciso sentir para não adoecer

É preciso sentir para não adoecer

"É preciso sentir plenamente as dores: das perdas, do luto, do fracasso. Eu acho um tremendo desastre esse ideal de felicidade que tenta nos poupar de tudo que é ruim." (Contardo Calligaris)

Parece clichê dizer que é sofrendo que se aprende algo, mas as vezes uma simples frase carrega em si a base de toda uma teoria, como na frase do Calligaris. É quase sempre em pleno estado de sofrimento que sou procurado, muito raro quem me procure apenas por entender que passar por análise pode ser bom em qualquer situação ou momento da vida, e que a vida é o momento.


É como se sofrer fosse algo de outro mundo e incabível já que vivemos em tempos de felicidade enlatada, comprada e distribuída, medida por status e imagens. E quando esse "felicitometro" não aponta para os seus números idealizados o que surge é o mal estar que em enfim manifesta-se em sintomas. Você já parou para refletir o quanto foge de suas dores, de seus medos e que sua angustia cresce sem que saiba lidar com tudo isso e que seu "felicitometro" pode estar apontando dados incorretos?

Fugir, enganar-se ou mascarar sofrimento conquistando muitos likes pode parecer uma saída, mas ao sair você leva consigo sua bagagem, sua história, sua mente e mais cedo ou mais tarde o pacote vai pesar.

Então o que fazer?
Prometer cura seria uma irresponsabilidade de qualquer profissional, mas o Psicanalista lhe oferece uma possibilidade, e se você realmente deseja algo, em análise, esse desejo te levará a lugares impensáveis anteriormente , pois elaborar e reconhecer o que te faz sofrer lhe permite escolhas, possibilidades e responsabilidades, logo, terá criatividade frente as suas angustias e aprenderá com elas, fazendo delas suas aliadas para uma vida mais qualificada, não precisando mais fugir ou nega-las. 

Comentários