Colunistas

Publicado: Terça-feira, 14 de junho de 2005

É Pique, é pique! Ra, Tim, Bum ITU!

A Prótur, que completará um ano de existência neste primeiro semestre de 2004, participou pela primeira vez das comemorações do Aniversário de Itu. Em parceria com várias entidades, iniciativa pública e privada, tivemos o privilégio de dar o nosso colorido ao aniversário, visando incrementar o Turismo, que é o foco do nosso trabalho.
Falta muito, ainda para desvendar Itu. Aliás, acredito que esse caminho não tem fim. Conhecer uma cidade, seus mistérios e encantos é como conhecer uma pessoa: se acreditamos que já sabemos tudo sobre ela e que nada vai mudar e não adianta fazer qualquer coisa para ajudá-la a evoluir, fechamos os nossos olhos e o nosso coração para as infinitas possibilidades. Nesta atitude, tudo se torna monótono e sem graça. Perdemos a esperança, a fé e a alegria de viver. Conhecemos muitos relacionamentos que são assim, infelizmente, e sabemos que sempre existirão pessoas que não conseguem olhar de forma otimista para a vida, e por conseqüência, são incapazes de abrir o coração para desvendar Itu. Por outro lado, estamos rodeados de gente que acredita e que coloca a mão na massa, disponibilizando voluntariamente o seu tempo e talento para construir esta estrada sem fim, mesmo que seja um pouquinho de cada vez. Certamente, foi graças ao envolvimento de toda essa gente, representando entidades, empresas, associações e grupos que a Prótur comemorou o aniversário de Itu ensaiando algumas novidades, que certamente estarão ainda melhor em 2005. Dentre elas, destacamos:
Elegia Amorosa para a cidade do Ytú , que em função da chuva foi adiada para o dia 05, quinta-feira, no quartel.
Troca da Guarda no Quartel , que encantou os presentes e promete virar uma tradição na cidade.
Baile de Gala , que lotou o salão do quartel, trazendo muita animação para todos os convidados.
Repicar dos Sinos e Apitos , que certamente estará melhor no ano que vem, com uma maior participação das igrejas e fábricas.
Roda de Violeiros , uma tradição caipira que procuramos resgatar, trazendo um grupo muito animado para tocar na Praça da matriz.
Além destes eventos, muitos outros fizeram parte da programação turística no aniversário de Itu: a famosa festa Italiana organizada pela Prefeitura, apresentações das Bandas União dos Artistas e N. Sra. do Carmo, Serestas do Coral Vozes de Itu que alegraram a noite dos ituanos, apresentação da Orquestra Satemec, Missa Campal, Procissão e Queima de Fogos.
E por último, mas não menos importante, o presente da PróTur para ajudar a Desvendar Itu foi o Trailer de Apoio ao Turista , que inaugurou suas atividades no último domingo, dia 01 de fevereiro, na Praça da Matriz e que será utilizado não apenas em Itu, mas também em eventos e feiras nacionais. Parabéns, Itu, esse foi o nosso presente!
Comentários