Colunistas

Publicado: Terça-feira, 29 de maio de 2007

É hora de agir: educação ambiental em empresas

É hora de agir: educação ambiental em empresas
é hora de agir
A busca simultânea de eficiência econômica, justiça social e cuidados com o meio ambiente levam a uma série de transformações políticas, econômicas, sociais e ambientais que impulsionam a gestão ambiental nas empresas.
 
Foi a partir da década de 90, especialmente motivados pela Eco 92 (Rio de Janeiro), que a discussão de uma nova agenda com relação à gestão ambiental no âmbito das empresas teve seu início.
 
Muitas empresas, preocupadas com a liderança em manter uma boa imagem, buscaram atender às normas que estavam surgindo (ISO 9000, ISO 14000). Nesse mesmo movimento de adesão empresarial à questão ambiental, ocorre a recente a articulação em torno da ISO 26000.
 
“Desenvolvimento sustentável”, “ecoeficiência” e “responsabilidade socioambiental”, passam a repercutir no ambiente de negócios, são incluídos na agenda de empresários e vêm transformando o setor empresarial brasileiro, que busca na Educação Ambiental uma das estratégias para a implantação das mudanças necessárias.
 
Sabemos que, mudar a forma de produzir, consumir e descartar são alterações complexas, acrescidas do enorme desafio que é inserir a Educação Ambiental (EA) em um campo de atuação marcado pela competição.
 
Mesmo assim, as experiências que conheço neste universo, apontam para a pertinência das tentativas de diálogo, colaboração e aprendizagem entre os diferentes setores da sociedade como passos para a construção da cidadania e união planetária.
 
É hora de agir!
Comentários