Colunistas

Publicado: Domingo, 18 de junho de 2017

Dores nos joelhos?

Crédito: www.google.com.br Dores nos joelhos?
Articulações

Não existe idade certa para sentir dores ou desconfortos nos joelhos. Seja esta dor por desequilíbrio muscular, desvios em ângulos articulares, degeneração, inflamação ou, até mesmo, por um esforço intenso sem estar apto a tolerá-lo (surgindo assim o sintoma da dor), são mecanismos que podem sinalizar algum comprometimento articular, especialmente durante a prática de atividades físicas.

No entanto, a dor crônica no joelho associada à terceira idade é frequentemente considerada como uma consequência inevitável do envelhecimento, e interrompe atividades básicas do cotidiano como caminhar, sentar e subir escadas. Sabe-se que o músculo possui efeito protetor sobre as articulações, devido ao seu efeito de absorver as sobrecargas impostas e impedindo, assim, que sejam transferidas para as articulações e cartilagens. Outro aspecto é o equilibrio muscular que o exercício físico bem direcionado e assistido pode proporcionar ao praticante, pois disfunções em músculos e na própria articulação podem levar a lesões inflamatórias e, até mesmo, degenerativas.

O segredo ao sentir qualquer desconforto limitante nas articulações é procurar um médico ortopedista, para uma avaliação ortopédica, seguido de um tratamento fisioterápico (caso exista necessidade), ou iniciar com exercícios resistidos terapêuticos prescritos por um profissional de educação física capacitado e habilitado, que possa indicar os exercícios mais adequados, e proporcionar a analgesia e fortalecimento corretos.

Sucesso, e jamais perca a intimidade com a sua prática esportiva.

Comentários