Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 30 de março de 2012

Domingo de Ramos

Domingo de Ramos

Dia 1º de abril – 2012

Abre-se na verdade a Semana Santa, oficialmente, em 2012, com a procissão de Ramos, que fala da acolhida calorosa de Jesus, como bem relata o evangelho de Marcos, nos dez primeiros versículos do capítulo 11.

Jesus, montado em um jumentinho, é calorosamente aclamado pelo povo que ergue os ramos e os balança, para expressar júbilo.

Uma entrada triunfal em Jerusalém.

Já no evangelho da Santa Missa, imediatamente em seguida à procissão de Ramos, este também por conta de Marcos, já agora pelo seu capítulo 15, em que, ainda que narre a Paixão pelos versículos de 1 a 39, é na realidade bem sucinto.

O curioso é que o público, embora insuflado pelos sacerdotes, anciãos e mestres da lei, a exigir providências de Pilatos, era o mesmo que antes aplaudia.

Esta passagem serve bem para demonstrar como a mole humana se deixa comandar facilmente, até para o mal, esquecida de que se agora pediam a cabeça de Jesus,  fora ele ovacionado anteriormente.

Essa incerteza e volubilidade são marcas fortes do ser humano que, se não se finca numa fé contínua e cultivada, vai de cá para lá, com a maior facilidade e se faz seguidor de pregadores ousados e abusados.

O tempo quaresmal caminha para os seus dias finais e é de se esperar que todo fiel tenha se recolhido e, penitente, optado por cumprir com seus deveres para com Deus e a Igreja.

Tudo em suma para salvação da alma, eis que a vida terrena é curta, passageira e para o seu final não manda aviso.

João Paulo

Comentários