Colunistas

Publicado: Terça-feira, 18 de maio de 2010

Do que mais os adolescentes precisam de nós?

Do que mais os adolescentes precisam de nós?

Vocês já pararam para pensar nisto? Quais dos itens abaixo estamos levando em consideração ao educarmos nossos filhos adolescentes? Porque todos os adolescentes precisam de:

Limites claros.

Disciplina consistente.

Modelos de comportamento positivos que mostrem segurança, abertura, respeito, confiança e cooperação.

Ouvi-los – em um local seguro aonde possam compartilhar.

Permissão para não saberem as respostas e cometerem erros.

Risadas e brincadeiras como formas de expressão sadias de alegria.

Informação.

Valorização de suas idéias e dificuldades como sendo reais e importantes

Habilidades para resolver problemas

Encorajamento.

Oportunidades para ter sucesso.

Capacitação.

Comprometimento.

Respeito.

Abraços seguros e apropriados.

Amor incondicional.

Verdade.

Ao quebrar as regras da realidade disfuncional em que vivemos, podemos ter a oportunidade de retornar ao prazer e total expressão que é nosso direito. Quando corremos riscos emocionais e compartilhamos com os outros, reaprendemos que podemos confiar em nós mesmos e nos outros. Iniciamos o processo de deixar que os outros nos conheçam. Quando nos sentimos seguros para compartilhar nossos sentimentos, nos libertamos de toda a bagagem de confusão emocional que nos direciona à inatividade e depressão. Quando nos liberamos de bloqueios emocionais, somos capazes de pensar mais claramente e nos tornamos mais produtivos e efetivos como seres humanos.

Ao pensar claramente, uma pessoa adquire poderes para encontrar suas próprias soluções e para criar relações saudáveis e de apoio com os outros. Poderes pessoais e relacionamentos de apoio levam ao respeito próprio e liberdade de expressão. Liberdade de expressão dá lugar à felicidade, criatividade, amor, paixão e divertimento.

Todas as questões acima levam ao amor a si próprio que pode ser agora refletido no nosso amor e conexão para com outras pessoas. E este amor por nós mesmos e conexão com os outros nos leva ao amor pela vida. Este amor à vida nos traz de volta à maravilha do nosso nascimento, criando a liberdade para nos expressarmos, para precisarmos, querermos, sentirmos, experimentarmos e amarmos incondicionalmente.

Comentários