Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 25 de julho de 2007

Dietas e doenças cardiovasculares

Não importa a sua idade, mas com certeza você já ouviu, principalmente de alguém mais velho que a moderação na alimentação balanceada são fundamentais para a saúde.
 
Além desse tipo de comentário, existe uma cultura milenar que estuda o poder medicinal das plantas. É fato que o tempo encarrega-se de apagar aquilo que é mito e, o desenvolvimento científico permite a comprovação daquilo que é verdadeiro. Em relação ás plantas, não há dúvida de que alguns fitoterápicos tem grande importância terapêutica. Porém, neste texto vamos tratar da importância da alimentação na prevenção e até mesmo no tratamento de doenças, com ênfase nos fatores de risco e nas doenças cardiovasculares.
 
Nos últimos anos houve um aumento expressivo do número de casos de obesidade e conseqüentemente da prevalência de várias patologias relacionadas com a mesma, dentre delas podemos destacar as doenças cardiovasculares.
 
Há uma grande preocupação de forma individual e de sociedades médicas em encontrar a dieta ideal ou a mudança do estilo de vida que possa reverter a epidemia da obesidade e reduzir a morbidade e mortalidade por doenças cardiovasculares.
 
Existem várias evidencias de que componentes da dieta podem contribuir para o maior ou menor risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Algumas evidências são convincentes; outras prováveis e outras, insuficientes. Atualmente há muita especulação em relação ao impacto de alguns alimentos específicos na saúde cardiovascular, mas são poucos os alimentos em que o consumo confere a proteção cardiovascular comprovada cientificamente.
 
A mudança do estilo de vida e dos hábitos alimentares, incluindo no cotidiano um planejamento alimentar mais saudável, visa à redução do peso, mas principalmente, diminuir os níveis de colesterol, triglicérides e glicose, fatores de risco importantes para as doenças cardiovasculares.
 
Mas lembrem-se, para adotar um planejamento alimentar e um estilo de vida mais saudável é muito importante ouvir a opinião de um profissional de sua confiança.
Comentários