Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Dieta do Bandejão

Dieta do Bandejão
Garanta uma refeição saudável almoçando na empresa
Entre uma reunião e outra é para o bandejão que você acaba recorrendo na hora do almoço. Apesar de prático e rápido, ele não precisa embutir totalmente o conceito de fast-food. Ele pode (e deve) ser saudável. Veja como montar seu prato na hora do almoço:
 
PREFERIR
Salada
Inicie seu almoço com verduras e legumes. Eles têm poucas calorias e ajudam na sensação de saciedade. Além de uma boa fonte de fibras, a alface pode diminuir o acúmulo de colesterol e o tomate reduz o risco de diversos tipos de câncer, inclusive o de próstata.
 
Arroz e feijão
O arroz é rico em amido, uma ótima fonte de energia. Além disso, fornece ferro, vitaminas B e proteínas. Já o feijão, rico em proteína, tem a sua absorção pelo organismo facilitada pelo amido contido no arroz. Por isso, o casamento é perfeito.
 
Filé de frango
As fontes protéicas são vitais para o crescimento normal das células do organismo. Elas podem ser encontradas tanto nos alimentos de origem animal como vegetal. As que contêm alta qualidade protéica são geralmente as animais, como ovos, carnes, peixes e aves.
 
Verduras refogadas
Legumes e hortaliças contêm alto valor nutritivo e baixo valor calórico. Seu consumo ajuda na perda e na manutenção do peso, pois regula a eliminação dos resíduos e das toxinas do nosso corpo.
 
Salada de frutas
As frutas consumidas sem adição de açúcar sempre são a melhor opção de sobremesa depois do almoço.
 
 
EVITAR 
Salada de beterraba com molho rosé (maionese e ketchup)
Tanto a maionese quanto o ketchup são desnecessários ao organismo. Faltou aqui vegetais crus na salada.
 
Macarrão ao alho e óleo
Ao consumir massas, verifique se já está ingerindo também outros carboidratos, como arroz e feijão, por exemplo. Essas misturas são uma verdadeira bomba calórica!
 
Pão
O pão é um alimento energético e deve ser evitado durante as refeições, diminuindo os riscos de aumento de peso.
 
Bisteca suína grelhada
A bisteca de porco é extremamente calórica e muito gordurosa. Se não houver gasto de energia, as calorias são acumuladas sob a forma de gordura, trazendo riscos de aumento de colesterol, triglicérides e hipertensão.
 
Refrigerante
Além de altamente calórico e de não apresentar nenhum benefício nutricional, ingerir refrigerante com as refeições pode provocar distensão gástrica.
 
Salada de frutas com chantilly
A salada de frutas perde todo o seu valor quando adicionamos algo tão rico em gorduras quanto o chantilly.
 
Comentários