Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dicas valiosas sobre Blog por Edney (Interney.net)

Dicas valiosas sobre Blog por Edney (Interney.net)
Edney é considerado o maior blogueiro do Brasil
Na internet você encontra blogs de todo o tipo. Uma infinidade de conteúdo que muitas vezes se perde por não oferecer o que é mais importante ao internauta: credibilidade. O Itu.com.br publicou uma sensacional matéria sobre blogs, que foi escrita por Marília Monteiro, no dia 15 de julho. Sugiro a sua leitura como complemento ao artigo.

Muitas vezes me perguntam se blog dá dinheiro. Explico sempre que depende muito de como ele será e que não basta apenas escrever um texto qualquer, que é preciso ter coerência nas palavras e dedicação para mantê-lo o mais atualizado possível. A sua divulgação também é muito importante...

Para esclarecer melhor todas essas questões, conversei com Edney Souza, considerado o maior blogueiro do Brasil. Ele é dono do blog Interney.net e trabalha como Diretor de Operações na agência Polvora!, que é uma agência de comunicação especializada em mídias sociais. Seu blog é considerado um dos mais bem sucedidos da rede hoje em dia. Edney foi super gentil e deu dicas de como ter um blog lucrativo, de sucesso e contou com detalhes sobre sua experiência. Não deixe de ler na íntegra a entrevista que realizei com ele:

Murilo - Edney, você é conhecido na internet como um profissional que largou seu emprego fixo para se dedicar ao Blog Interney.net, projeto de sua autoria. Essa decisão foi fácil? Quando e como foi essa mudança pra você?
Essa decisão demorou de janeiro a agosto de 2005, pelo tempo que demorei pra decidir percebe-se que não foi algo simples, a grande dúvida era: Existe um mercado para usar blogs profissionalmente e lucrar com isso? Depois de muita pesquisa e reflexão a resposta foi sim.

Murilo - O Interney.net é considerado como um dos Blogs mais bem sucedidos da rede. Qual o seu segredo? Qual a média de visitas do Blog atualmente? Qual o principal foco? Como a sua divulgação é feita?
Um bom blog é feito de tecnologia, conteúdo e relacionamento (não necessariamente nessa ordem). Se você tem, configura-o adequadamente, escreve bons textos e conversa com seus leitores você terá sucesso. É muito difícil precisar a quantidade diária de visitas porque tenho escrito muito pouco, mas tenho cerca de 11 mil visitas por dia que vem ler alguns dos posts antigos, isso apenas no meu blog, no Interney.net todo são cerca de 70 mil visitas e 140 mil pageviews por dia. No meu blog o foco é escrever sobre mídias sociais, ou como a tecnologia afeta as comunicações e a sociedade. Tenho várias ideias de posts em mente, falta-me tempo em função da minha dedicação na Polvora! Sobre divulgação tenho alguns textos pra indicar:
- Como divulgar o seu blog?
- 23 idéias para encontrar novos leitores para o seu blog
- Como divulgar melhor o seu blog

Murilo - Quais são as formas atuais de faturamento do blog? Como funciona o InterNeyShop? Qual a melhor forma de se faturar hoje em sua opinião com blog?
Atualmente ganho com publicidade direta, Mercado Livre, Google Adsende, Buscapé e pelo InterNeyShop. O InterNeyShop possui um programa de afiliados que remunera o parceiro em 15% de cada venda. Qualquer blogueiro pode participar. Programas de CPA (custo por ação) são os mais difíceis de serem implementados em um blog, pois requerem que você entenda seu público alvo (consumidor) e nem sempre esse é um talento que o blogueiro tem, geralmente o blogueiro é um bom produtor de conteúdo, mas não necessariamente é um bom vendedor, nesse caso ferramentas como o Google Adsense, onde o blogueiro não tem de se preocupar com qual anúncio irá aparecer, acabam funcionando melhor.

Murilo - Em relação ao seu conteúdo, quais páginas e blogs são mais acessados?
Hoje existem alguns blogs bem acessados no InterNey Blogs como o Melhores do Mundo, o Pensar Enlouquece, o Gravataí Merengue, Quem Matou a Tangeria, Blog do Cel, Filmes do Chico, entre outros. Sobre o conteúdo que eu produzi existe bastante acesso nos simuladores de loteria, testes online e conversor ortográfico. Especificamente sobre meus posts o mais acessado ultimamente é o que fiz sobre usos do Twitter.

Murilo - Hoje você aconselharia o internauta a fazer o que fez, ou seja, largar um emprego fixo para se dedicar a um projeto virtual? Você poderia nos dar algumas dicas valiosas?
Eu larguei o emprego quando já ganhava mais dinheiro com o blog do que com meu cargo, fica mais fácil decidir numa situação dessas. É importante ter um business plan (Plano de Negócios) sobre o seu projeto digital (não gosto da palavra virtual, parece que o projeto é de mentira) ou um investidor que faça esse business plan. Toda empresa precisa de um bom instinto pra começar, mas só isso não a mantém funcionando.

Murilo - Já faz um tempo que o sistema de blog foi lançado. Você acha que essa ferramenta está se enfraquecendo com o surgimento do Twitter, que lida com microblogging? Qual sua opinião a respeito?
Na verdade acredito que a ferramenta está se fortalecendo,
Comentários