Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 9 de março de 2009

Dicas de Viagem - O tamanho certo

Uma tabela para você nunca mais errar na hora de comprar presentes lá fora.

Errar na numeração de roupas e sapatos é muito comum entre os turistas que não resistem a uma vitrine que estampe a palavra “liquidação”. Não dá para confiar no achômetro e as tabelas de conversão presentes em guias e agendas, não são confiáveis.
 
Mesmo que você tenha lido que os números de calcados são os mesmos no Brasil e na Itália, por exemplo, a realidade é outra: um sapato feminino nacional numero 37, pode ser tamanho 40 na Itália.
 
Nos Estados Unidos e na Inglaterra, onde se mede em polegadas, você vai assustar o vendedor se pedir um calçado masculino 38. O correto seria o numero 7.
Para facilitar sua vida e evitar constrangimentos futuros em família, tenho guardado comigo uma tabela de conversão de números de roupas e calçados que você pode guardar.
 
Recorte-a e leve-a junto com seu passaporte – ou coladinha no cartão de crédito.
 
Viagem Leve
Um dos maiores dramas de quem viaja – ao menos das mulheres – passa sobre o que pôr na mala. As brasileiras são famosas no mundo inteiro pelo excesso de bagagem. Além de ter que pagar caro por isso, não é nada elegante sair por aí com tanto peso. Fora que não sobra espaço paras as compras! É tão gostoso usar peças adequadas ao clima e culturas locais, fazendo de conta que você não é turista... E isso só da certo comprando in loco.
 
Mais que uma arte, viajar leve é questão de bom senso. Sempre aconselho minhas amigas a fazer um teste antes de fechar a porta de casa: segure a mala pela alça por cinco minutos. Se não agüentar o peso, é sinal de que algo está errado.
 
O grande segredo para uma viagem de final feliz é: metade das roupas e o dobro de dinheiro.
 
Mas vale personalizar a sua, claro. Um site com dicas descoladas para não fazer feio é o www.travelingchic.com onde você encontra de tags estilosas, como as capinhas de passaporte que fazem o maior efeito no check-in para gringo nenhum colocar defeito.
 
Boa Viagem!
Comentários