Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Deus faz falta!

“Ele andou por toda parte fazendo o bem [...], porque Deus estava com ele.” (At. 10, 38)

Uma melodia antiga diz: “Quem anda com Deus não tem medo de assombração e eu ando com Jesus Cristo no meu coração.”

Não há dúvida, Deus é a nossa grande companhia; se não resolve tudo por nós é porque nos fez filhos e não escravos; quer participar de nossa vida sem tomar posse dela, sem tolher nossa liberdade de escolhas e decisões.

Ele não nos livra das dificuldades, mas nos dá meios de enfrentá-las; não faz tudo por nós, mas nunca nos deixa sozinhos; não nos decepciona; nos compreende e nos ama como somos.

Deus é nosso amigo e só quer o nosso bem. Sua presença nos garante a força, a coragem e o discernimento para saber quando recuar ou avançar e, se falharem nossos meios humanos, suas mãos estarão sempre prontas... Quantas vezes já não fomos carregados no colo para sair do atoleiro em que nos metemos com frequência? Quantas vezes já não sentimos sua presença amiga diante das dificuldades? Quantas vezes Ele não nos tirou da beira dos abismos?

Concordemos que: “Onde existe Deus, existe fome, mas encontra-se o alimento.

Existe dor, mas encontra-se o remédio.

Existe guerra, mas pode-se estabelecer a paz.

Existem problemas, mas, também as soluções.

Pode-se estar só, mas não há solidão.

Onde Ele não está, a fome mata, a dor enlouquece, a guerra dizima.

Os problemas são senhores e a solidão é companheira, mesmo no meio da multidão.”

Como Deus é Amor, Ele preenche o coração das pessoas com valores e virtudes que se refletem em seus comportamentos. São pessoas boas, humanas, solidárias, fraternas, disponíveis e abertas à caridade. São verdadeiros cirineus, sempre dispostos a colaborar, a amenizar dificuldades e sofrimentos. São muitos, felizmente; contemplam todas as idades, todas as camadas sociais; são pais e mães dedicados, são irmãos companheiros, são filhos reconhecidos, são amigos de todas as horas, são colegas de trabalho cordiais e solícitos, são profissionais que colocam algo mais em suas tarefas; são autoridades justas; são políticos comprometidos com o povo e o bem comum; são comerciantes honestos... São operários do Reino, fazem a vontade de Deus, seguem o Evangelho da Vida. São missionários da Boa Nova; são construtores da Civilização do Amor.

No coração que tem Deus o mal não tem voz nem vez. Infelizmente, se o mundo não é um paraíso, se a justiça é apenas um sonho e a paz uma utopia é porque falta Deus na sociedade, falta Deus nas pessoas. Resultado: sobra maldade, indiferença, exploração, ódio, disputa, guerra. Sobrevivem os grandes e poderosos, sucumbem os pequenos e indefesos; esbanjam os ricos, mendigam os pobres.
Um mundo sem Deus é um mundo triste, amargo, cruel, desumano, vingativo, interesseiro. Uma sociedade sem Deus é infeliz e fadada a desaparecer...

O mundo precisa se humanizar, aceitar que Deus deve fazer parte da nossa vida, como Criador e Pai, como amigo e companheiro, como única fonte da graça, capaz de tornar o peso da vida mais suave e a felicidade possível.

É urgente, portanto, que coloquemos Deus em nossa vida e colaboremos para que isso aconteça com as demais pessoas, especialmente crianças, adolescentes e jovens.
 

Comentários