Colunistas

Publicado: Terça-feira, 12 de fevereiro de 2002

Dengue e a responsabilidade social

colaboração : Dalton Pereira da Fonseca Junior - engenheiro agrônomo da SUCEN - SP
   
   O combate à Dengue hoje está intensificado pelo Ministério da Saúde em cerca de 600 municípios, onde se destacam as capitais, cidades turisticas, portos, aeroportos, por onde circulam muitas pessoas que podem contrair Dengue e levar a doença ao seu município (o que chamamos de casos importados) . Quando uma pessoa volta doente de uma viagem e é picada pelo mosquito Aedes, este mosquito passa a ser veículo de transmissão de Dengue para outras pessoas, gerando casos próprios da doença no local de residência das pessoas (são os casos autóctones ) .
   
   No estado de São Paulo já foram confirmados em 2002, 654 casos de dengue autóctone em 47 municípios, sendo que a situação pior está em Santos, São Vicente, Campinas (com um caso de Dengue hemorrágica), Sertãozinho, Birigui e Rio Preto - que concentram 77% dos casos confirmados.
   
   A Dengue é um assunto que interessa a todos neste momento. Enfrentamos uma epidemia, cujo maior remedio é a consciencia individual de todos, pois o combate ao mosquito não é só de responsabilidade do poder público. Cada um, na sua própria casa e trabalho deve iniciar uma vigilância contínua e rigorosa para que a infestação com o Aedes não tome proporções ainda maiores.
   
   Todos os que viajarem e adoecerem após retornarem, apresentando sintomas de febre alta, dor em articulações, dor de cabeça e atrás dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo, durante os primeiros 15 dias, devem procurar um serviço médico e pedir a investigação da possibilidade de terem contraído Dengue. Lembrem-se: os sintomas de Dengue se confundem com os de uma gripe forte ou rubéola.
   
   Para a prevenção, o principal a fazer é não deixar água limpa e parada, em pequenos recipientes. Pratinhos de vasos, tampinhas de garrafas, pneus e recipientes plasticos que acumulam água favorecem o desenvolvimento do mosquito na época do verão. As chuvas aumentam os criadouros e pioram a situação. Essa missão é individual, apesar da orientação dos agentes controladores da Dengue em nosso município. As caixas d'água devem ser cobertas e limpas. Mas existem outros temas importantes a serem abordados:
   
   Piscinas
   As piscinas devem ser filtradas e limpas periodicamente, e em caso de casas vazias (de temporada ou de aluguel), deve-se colocar sal grosso na água, o que impede que o mosquito se multiplique. Sal grosso também deve ser utilizado em fossos de elevador e ralos que acumulam água.
   
   Aquários
   Os aquários devem ser cobertos com tela fina e deve-se evitar dar comida em excesso aos peixes, pois caso hajam larvas se multiplicando na superficie da água, os peixes se alimentam naturalmente delas.
   
   Telhas e calhas
   As telhas e calhas devem ser vistoriados semanalmente na época de chuva, que se extende até março.
   
   Jardins
   O principal foco de atenção são as plantas que acumulam água entre suas folhas, como as bromélias. Estas devem ser regadas diretamente, uma vez por semana com um regador ou mangueira, pois a pressão da água remove o que está acumulado sem que a gente perceba.
   
   Terrenos baldios
   Terrenos baldios com lixos jogados e casas de aluguel que pareçam abandonadas devem ser denunciadas ao serviço de Vigilância Epidemiologica Municipal, para que os agentes as vistoriem.
   
   Dicas alternativas :
   Velas e incensos de Citronella espantam os mosquitos, que têm hábitos diurnos.
   Existem hidratantes corporais que contém Citronella, que podem ser utilizados como repelente, sem contra-indicações.
   Cápsulas de alho e vitamina B são popularmente usados para evitar picadas de insetos, porém não existe comprovação científica que constituem uma medida eficaz contra picaduras.
   A homeopatia utiliza o medicamento EUPATHORIUM para amenizar os sintomas da Dengue, que debilitam o organismo, porém deve ser prescrito por um médico especialista conforme a intensidade dos sintomas, que indicará a potência e dose certa a ser tomada.
Comentários