Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 19 de março de 2010

Decantar ou não decantar, eis a questão

Decantar ou não decantar, eis a questão
Decanter - Divulgação

Todo bom enófilo tem ou gostaria de ter um decanter em casa. O decanter é esse utensílio mostrado na foto, que serve para dois motivos básicos: 1) para separar os sedimentos que se formam nos vinhos mais antigos, deixando-os na garrafa e transferindo somente o líquido para o decanter e 2) para aerar o vinho e ativá-lo mais rapidamente.

O primeiro motivo é totalmente justificável e basta você ter a oportunidade (ou a sorte) de beber um grande vinho que tenha por exemplo uns 30 anos de idade que verá que no fundo de sua garrafa formaram-se alguns cristais, que por sinal, não são nenhum sinal de deterioração e muito menos são nocivos. Só não são agradáveis de engolir junto com aquele vinho tão especial, por isso separamos.

Já para a segunda opção é que surgem as opiniões mais controversas. Mas antes de falar sobre as opiniões, vamos explicar tecnicamente. Como podem ver, o decanter tem seu sua base mais larga. A idéia é que haja uma maior superfície de contato do vinho com o ar. Se compararmos à largura de uma garrafa, comprovamos imediatamente que isso é verdade e que então há mais contato com o ar mesmo. Esse contato é que faz o vinho “evoluir”, ou seja, melhorar seus aromas e apresentar alguns outros que poderiam aparecer só depois de algum tempo.

Mas aí é que entra a polêmica. Enquanto alguns dizem que isso realmente ajuda um vinho a se desenvolver mais rapidamente, outros se baseiam até em pesquisas para comprovar que o ganho em qualidade de aromas é praticamente insignificante, ou seja, desnecessário o uso do tão desejado decanter.

E aí, o que fazer? Decantar ou não decantar? Eis a questão crucial que todo bom bebedor de vinho se faz um dia.

E qual a resposta?

Bem, pra mim, sinceramente, o que vale é o momento. Eu tenho meu decanter em minha casa e utilizo sempre que me parece uma boa ocasião. No fundo eu acredito que não haveria muita diferença se eu deixasse a garrafa aberta uma ou duas horas antes de começar a beber.

Ou seja, minha sugestão é que você faça como preferir e decante sim sempre que achar necessário ou oportuno. Só saiba que não é porque ficou no decanter que o vinho vai apresentar aquele aroma espetacular que você gostaria.

 Não existe mágica, mas que é bonito de se ver o vinho lá, isso ninguém pode negar!

Saúde!

Comentários