Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 23 de março de 2012

Decadence avec elegance

Ainda o boné, com a explicação pior que a proibição.

Depois de ter postado que proibir o uso de boné é arrogância e rabugice de velhas professoras velhas, vem a explicação por escrito.

A escola proíbe o uso de boné porque ele é usado como meio de comunicação entre alunos e traficantes de droga e criminosos. Se a aba está para o lado, quer dizer uma coisa, se está para trás quer dizer outra.

Isso mesmo, para justificar a proibição idiota, autoritária, resolvem criminalizar quem usa boné.

No fim dessa justificativa, mostram o quanto o aluno é desrespeitado e tido na escola como um inimigo em potencial. Um criminoso comum.

Outra explicação: dentro de ambiente fechado é deselegante a cabeça coberta. Então tá. Uma escola falida, corrupta, violenta, injusta e brutal se preocupa com a elegância? Deselegante é escola, principalmente de São Paulo, que recebe verba suficiente para uma escola de primeiro mundo, ter uma escola miserável em todos os sentidos. Deselegante, imoral e inaceitável.

Não o boné. O inocente boné que o aluno gosta, não pode usar porque ele não pode se sentir bem ali.

Outra: o professor quer olhar no olho do aluno e o boné impede. Ah…tá. Professor não sabe nem o nome de seus alunos está preocupada com a cor dos olhos dele?

Se não bastasse vem outra: boné é pouco higiênico. Abafa o cabelo que está sempre sujo, transpira e favorece a infestação de piolho. Esquecem que infestação de piolho se dá mais em menina e que não usam boné.
Nessa proibição está toda o preconceito e a falta de respeito ao aluno.

Aluno gosta de boné, então não pode usar.

Escola não é lugar para aluno se sentir bem, nem para ser respeitado. Escola é uma via de mão única, onde o respeito é sempre invocado e nunca usado.

A violência crescendo e invadindo a escola, antes um espaço onde as mães deixavam seus filhos e ficavam seguras.

Agora não querem se responsabilizar nem pelo aprendizado do aluno e nem pela sua segurança quando alegam que não são babás de alunos.

De vem em quando a gente via um educador jovem usando boné, era uma maneira de mostrar que o boné não interfere em nada no aprendizado e no ensino. Agora nem isso vemos mais.

Os educadores jovens já estão enlatadinhos e inseridos no contexto, para não afrontar as estrutura velha, fossilizada e cheirando a bolor da escola pública.

Ou o professor entra no esquema ou cai fora. Quase sempre ele além de gostar de ensinar é seu meio de ganhar o pão e se sujeita.

Professor já entra na escola pública com seis meses de validade. Em seis meses ele ou está igualzinho aos velhos ou cai fora.

E ainda volto com esse assunto, que não acaba aí, a decadence avec elegance.

Comentários