Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 7 de abril de 2008

De olho na desordem

Crédito: Yvone De olho na desordem
Fique de olho na bagunça
Ninguém está livre da desorganização. Ela é rápida e silenciosa. Acumula-se sem que se perceba e é uma das maiores inimigas da prosperidade.
 
Seja você um nômade que já perdeu a conta de quantas mudanças já fez; seja você alguém que mora na mesma casa há décadas, com certeza deve haver dentro de seus armários caixas com objetos, fotos e papeis, enfim, suas recordações.
 
Viver deixa rastros. E arrastamos de uma casa para outra, caixas e mais caixas de quem fomos, e de quem somos para garantir a preservação da nossa história.
 
Depois disso, começam os acúmulos. E o que acontece quando vamos morar sozinhos, nos casamos, separamos, juntamos nosso passado com as histórias de outras pessoas? Novas caixas formam referenciais. E vêm os filhos e novas histórias começam a se materializar em forma de fotos, da primeira roupinha deles, de livros, fitas de vídeo e outras recordações.
 
O que fazer então com a nossa bagunça? Com tanta caixa? Com a bagunça dos outros? Como se tornar mais organizado e arrumar as lembranças de acordo com as dimensões do seu espaço?
 
Se você bagunçar, organize. Parece óbvio, mas esquecemos disso diariamente, o que faz a bagunça e o desleixo de hoje se somar ao de amanhã, numa progressão que foge ao nosso controle, e para isso basta apenas um mês de descaso.
 
Ter uma casa gostosa de ficar sem arrumar a bagunça é como fazer maquiagem e arrumar o cabelo sem tomar banho.
 
Nem sempre a bagunça é visível, a sala parece em ordem, a cozinha também, mas bastam abrir os armários para ver que estão cheios de inutilidades e de caixas e mais caixas, todas desorganizadas. E a garagem ou o quarto de despejo, aonde todo mundo vai jogando tudo o que não serve mais? Vale reciclar peças velhas que ficaram esquecidas no quarto de despejo, vale guardar coisas importantes que possuam significado especial, mas é preciso que tudo esteja organizado, pois não há bem-estar na desordem – seja qual for seu sentido de ordem.
 
Regras para domar a bagunça
Se você se tornou ao longo de sua vida um “baguncólatra”, libere-se da culpa e tente imaginar como seria a sua vida. Pense nos benefícios de ter um pouco mais de disciplina e tente visualizar como seria ter de uma vida mais organizada.
 
- Não adie a arrumação, limpeza e organização, transferindo a angústia para o futuro. A bagunça e a desorganização ocupam espaço em nossa cabeça e nos fazem perder tempo e satisfação.
 
- Jogue fora o jornal de anteontem.
 
- Não junte tralhas nos cantos e nem nas gavetas que não servem para nada - folhetos velhos de propaganda, canetas e lápis que não servem mais.
 
- Não guarde coisas quebradas, ou muito desgastadas pelo o uso e que continuam ali entulhadas ocupando espaço.
 
- Livre-se conscientemente do que não precisa mais – doe descarte, recicle, mas encontre a sua boa forma.
 
- Somente coloque uma coisa nova em casa quando se livrar de uma velha.
 
- Tenha latas de lixo espalhadas nos ambientes. Use-as e limpe-as diariamente.
 
- Guarde coisas semelhantes juntas: arrume roupas no armário de acordo com a cor e fique só com as que realmente utiliza.
 
- Na cozinha e no banheiro a regra é a mesma: cada coisa no lugar certo, assim você não perde tempo quando procurar algo.
 
- Toda sexta-feira é dia de jogar papel fora.
 
- Todo dia 30, por exemplo, faça uma limpeza geral e use caixas de papelão marcadas; lixo, consertos, reciclagem etc. Se tiver família grande, envolva todos nessa rotina de organização e limpeza.
 
- Organize devagar. Comece por gavetas e armários e depois escolha um cômodo, faça tudo no seu ritmo e observe as mudanças acontecendo na sua vida.
 
- Divulgue essas dicas para o maior número de pessoas possível e imagine que, quando todos colocarem essas regras em prática, o mundo será mais justo e mais belo.
Comentários