Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 15 de março de 2006

Dar de si antes de pensar em si

Na terça-feira, 30 de janeiro, estive presente na solenidade de inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rotary Itu Terras de São José. Para ir ao evento, rodei alguns quilômetros pela estrada velha de Sorocaba, chegando a um bairro denominado Vila da Paz, local bastante pobre, onde se pode, muito facilmente, imaginar as dificuldades cotidianas enfrentadas pelos seus moradores. No mesmo dia, no período da noite, convidado que fui por um amigo, também compareci à reunião festiva de um dos três clubes do Rotary de Itu, mais especificamente o que fora o responsável pela construção do referido prédio. No jantar da noite, ouvi um pouco mais sobre as realizações do clube e também sobre os ideais rotários. Sensibilizado pelos relatos sobre as ações praticadas, busquei ler um pouco mais sobre essa tão conhecida organização.
O Rotary nasceu no início do século passado, em Chicago, por inspiração de um advogado, Paul Percy Harris, com a finalidade de reunir pessoas que se ajudassem mutuamente. Certa noite, na casa de um amigo, Harris foi apresentado aos vizinhos e constatou que as amizades existentes eram exclusivamente profissionais. Refletindo sobre isso, Harris teve a idéia de transformar alguns de seus clientes em verdadeiros amigos e resolveu fundar um Clube de Homens de Negócios e Profissionais, para desenvolverem entre si relações de companheirismo e amizade. Primeiramente, convidou três de seus clientes: Gustavus Loerh, um engenheiro; Hirarn Shorem, um alfaiate e Silvester Schiele, um comerciante, para serem os fundadores do clube. Reuniram-se pela primeira vez e decidiram que o quadro social do clube seria composto por uma pessoa de cada ramo de negócio ou profissão evitando, assim, concorrência entre os seus membros. O clube foi denominado Rotary, uma vez que o local onde os sócios reuniam-se era rotativo, cada vez no escritório de um deles.
Em 23 de fevereiro de 1905 realizou-se a instalação do Rotary Club de Chicago, sendo eleito para presidente Silvester Schiele. Em 1907, Paul Harris foi eleito presidente e sua principal meta de trabalho foi desenvolver o quadro social de seu clube e estender o movimento a outras cidades, dirigindo-o à prestação de serviços à comunidade. O objetivo inicial que era o "Auxílio Mútuo", mais tarde foi suplantado pelo "Ideal de Servir". Em 1910, realizou-se a 1ª Convenção de Rotary, na qual foi criada a Associação Nacional de Rotary Clubs. O Rotary tornou-se internacional com a fundação do Rotary Club Winnipeg-Canadá. Em 1917, a Associação Internacional de Rotary Clubs passou a denominar-se Rotary International; em 15 de dezembro do mesmo ano foi fundado o primeiro Rotary Club do Brasil: o Rotary Club do Rio de Janeiro. Antes de chegar a seu vigésimo aniversário, o Rotary já contava com quase 200 clubes e mais de 20.000 sócios no mundo. O movimento rotariano continuou crescendo e aumentando também o alcance de suas atividades.
A partir de sua admissão ao Rotary, em 1987, as mulheres são o grupo de crescimento mais rápido, gradualmente ocupando posições de liderança. Mais de 1.900 mulheres são presidentes de clubes e esse grupo está rapidamente assumindo posições de liderança regional. Hoje em dia, aproximadamente 1,2 milhões de homens e mulheres em suas profissões, participam de mais de 29.000 clubes ao redor do mundo. Atualmente o Rotary International incentiva seus clubes a dedicarem-se às mais variadas atividades de prestação de serviços como o combate à fome, proteção ao meio-ambiente, prevenção de violência, alfabetização, combate ao abuso de drogas, erradicação da poliomielite, serviços à juventude e aos idosos, bem como conscientização e educação sobre a Aids.

Comentários