Colunistas

Publicado: Domingo, 24 de fevereiro de 2008

Custo da Bagunça

Custo da Bagunça
Quanto custa a nossa falta de organização?
Então você se considera uma pessoa econômica?? Investe dinheiro em fundos, deixa de comprar coisas que gosta para poder economizar e fazer uma viagem, por exemplo?

Quando chega o momento de pensar na sua casa, você sabe exatamente onde põe o seu dinheiro? A maioria de nós não sabe. Muitas vezes sabemos como economizar eletricidade, apagando luzes e usando racionalmente o chuveiro. Mas não temos idéia de quanto custa a nossa falta de organização e o caos doméstico.

Caixas por todo lado. Roupas que você não usa ou não cabem mais entupindo o seu guarda-roupa. Sua casa está uma bagunça e você não acha nada?? Sua geladeira está um verdadeiro caos e os alimentos estão mumificados lá dentro?? Ok, talvez você não seja um caso tão extremo, mas sabe o custo dessa bagunça??
 
Vamos avaliar:
 
•  Geladeira e Despensa
Quantas vezes você voltou do supermercado, só para descobrir vários produtos comprados em duplicidade, só porque o seu armário está tão entupido que você nem sabia o que tinha??
E comida vencida? Se os pacotes ficam empilhados ou escondidos na despensa, seu precioso dinheirinho está indo pelo ralo...
 
•  Roupas e Sapatos
Quantas peças de roupa estão no seu guarda-roupa que você não usa mais? Seus sapatos estão sem condições de uso? Você tem 4 pares de sapatos pretos de modelos similares? Está jogando dinheiro fora...
 
•  Brinquedos
Seus filhos estão grandinhos e você ainda acumula brinquedos de bebê? Ou tem dúzias de brinquedos quebrados em casa, atravancando o espaço?
 
•  Móveis e Organizadores
Se você é daquelas pessoas que adquire "aquela estante ótima" para guardar livros que nunca vai ler ou compra montes de caixas para organizar itens inúteis, sinto dizer, mas você outra vez está jogando o seu suado dinheiro no lixo!
 
•  Papéis
Quantas vezes (seja honesto!) você pagou juros e multa por atraso em contas?? Quantas vezes chegou atrasado a reuniões porque não achava suas anotações? Quantas vezes levou multa ou teve o carro apreendido porque esqueceu de licenciá-lo?
 
Todos esses fatores são geradores de custo. Se você conseguir organizar esse caos, certamente vai ver a diferença na carteira!!
Lembre-se espaço é como dinheiro - todo mundo sempre acha que precisa mais quando na maioria das vezes, tudo o que você precisa é ADMINISTRAR melhor.

Seja racional e honesto - afaste as emoções. Faça-se perguntas como:
•  Será que realmente preciso disso?
•  E este livro? Não seria mais útil doá-lo a uma biblioteca?
•  Meus filhos ainda brincam com isso?
•  Será que vou fazer exercícios nessa bicicleta ergométrica?
•  Essa roupa me cabe?
•  Esse vaso que ganhei de presente de casamento combina com meu estilo??
 
Não estou pregando aqui que você se desfaça de itens que são preciosos. Há objetos que realmente tem valor emocional e devem ser guardados. Mas não use esse argumento para viver na bagunça. Tome uma atitude!! Essa "faxina" em suas coisas vai deixar você mais leve, garantido!!
Temos vários conselhos e dicas que vão ajudar você no seu dia-a-dia. Mas eles serão inúteis se você não quiser mudar sua atitude na rotina doméstica.

Pense bem e mãos à obra!!
Comentários