Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 1 de junho de 2009

Curiosidades tecnológicas a favor do Meio Ambiente

No dia 5 de junho comemoramos o dia Mundial do Meio Ambiente. Com isso a coluna fez um especial de curiosidades tecnológicas de temática ecológica. Curiosidades como carregador, computador, celular, monitor, entre outros. Confira alguns destaques abaixo:

Carregador iCharge Eco DX
Com este carregador movido a luz solar, você consegue, além de dar energia ao iPhone e iPod, carregar o videogame Sony PSP e o Nintendo DS. O produto é oferecido em várias cores como: verde, preto, prata, branco, vermelho, rosa e azul. Para carregar a bateria interna do aparelho, você precisa deixá-lo na luz solar diretamente por 15 horas. Dessa forma a bateria vai demorar, respectivamente, três horas e meia e cinco horas para carregar o aparelho. Se for complicado carregar na luz solar, você também pode conectá-lo na porta USB do seu computador ou até mesmo na tomada.

Carregador PhotonSynthese
Aqui vai mais uma opção de carregador. Ele na verdade é uma espécie de bonsai de metal, composto por cinqüenta e quatro minúsculos painéis solares ou fotovoltaicos. Ele foi projetado por Frances Vivien Muller. O PhotonSynthese armazena energia numa bateria durante o dia, o que permite recarregar aparelhos eletrônicos (gadgets) mais facilmente. O bonsai é constituído também por noventa e quatro módulos que são montados em conjunto através de conectores 3,5mm. Muito prático e ainda por cima pode ser usado como enfeite na sua casa.

Celular que vira flor
Este gadget é bastante interessante. Chega de acumular celulares velhos em sua casa ou escritório, porque pesquisadores da Universidade de Warwick na Inglaterra criaram o primeiro celular ecológico (100% de comprovação) e biodegradável, que ainda pode ser plantado e gerar uma flor. O celular é fabricado a partir de polímeros biodegradáveis que se transformam em pó quando são enterrados.

Cofrinho eletrônico
Esse cofrinho é bastante educativo. Ele não é um simples porquinho não, ele foi criado como experimento para um concurso e tem como finalidade ensinar as crianças de como utilizar a energia de forma sustentável. Ele funciona da seguinte forma: você coloca uma moeda na parte superior do cofrinho e ele dá direito a usar um pouco de energia durante um tempo limitado. Assim a criança percebe como é valiosa a energia e com isso, evita de desperdiçá-la de maneira irresponsável. Esse poupador de energia foi um dos aparelhos mais bem votados no concurso que concorreu.

Gabinete Recompute
O Recompute é uma verdadeira obra de arte. Ele foi criado com o intuito de se economizar plástico, alumínio, aço, entre outros, que são utilizados na fabricação dos gabinetes tradicionais dos computadores. Assim a sua criação não prejudica o meio ambiente e é ecologicamente correto. Essa grande idéia veio de Brenden Macaluso, nos EUA. O gabinete é feito de papelão reciclado, unido com cola branca não tóxica. Ele não tem problema de aquecimento, porque a sua refrigeração é facilitada pelos veios sanfonados do papelão. Nota 10 para Brenden!

Monitor ASUS de Bambu
A ASUS, empresa especializada na fabricação de hardware, também está preocupada com o meio ambiente. A preocupação é tão notável que a empresa criou um monitor feito de bambu, é isso mesmo. Ele substitui os componentes plásticos, que são utilizados na fabricação dos monitores padrões, por esse material ecologicamente correto. Pode parecer mentira, mas ele funciona igual a qualquer outro equipamento, sem nenhuma diferença em seu sistema de funcionamento interno. Para se ter uma ideia, a versão de 15 polegadas, que é a mais utilizada em escritórios, sai por 360 dólares.

Mouse Recycled Mini Wireless
Se você pensa que o gigante de serviços online, o Google, não está preocupado com o meio ambiente, está completamente enganado. Ele também entrou na onda verde e lançou em sua loja de produtos o Recycled Mini Wireless. Esse Mouse (com conector USB com WIFI) é desenvolvido completamente com plástico reciclado. Os aparelhos estão disponíveis nas seguintes cores: verde, azul, vermelho e amarelo. Eles funcionam com pilhas AAA. Podem ser encontrados por 13 euros aproximadamente. Um ótimo presente para os amantes e apreciadores do Google.

Notebook ASUS EcoBook
O notebook da ASUS, o EcoBook é apresentado como o primeiro notebook produzido a partir de bambu. É mais um produto feito com bambu pela ASUS. A grande vantagem é que o bambu é encontrado em abundância e cresce muito rápido e ao contrário do plástico, ele é biodegradável. Em seu interior é composto em 50% de material plástico reciclado e sua configuração de hardware é realmente impressionante para um aparelho tão pequeno. O produto terá várias cores e tipos de acabamento, que vão desde variações nas cores do revestimento até gravação de detalhes na tampa.

Notebook Apple MacBook
A Apple, após ter recebido várias críticas pelo Greenpeace, lançou uma nova versão do seu notebook Macintosh, o MacBook. Agora ele vem sem o elemento químico mercúrio, PVC e outros componentes prejudiciais ao meio ambiente. A estrutura agora é de vidro e alumínio, nos novos modelos... é altamente reciclável. Para economizar energia, o aparelho decide qual processador (CPU ou GPU) é o mais indicado para executar de forma mais correta cada tarefa. Muitas empresas de tecnologia deveriam fazer a mesma coisa. Ótimo exemplo a Apple es

Comentários