Colunistas

Publicado: Domingo, 28 de janeiro de 2007

Criação de pássaros no Brasil

Crédito: Rafael Cardoso dos Santos Criação de pássaros no Brasil
Bicuda tratando seu filhote
Nesse artigo de estréia gostaria de falar sobre aspectos gerais da criação de pássaros no Brasil. Ao longo de 7 anos estudei muito, errei bastante e aprendi com estes erros. Tenho uma grande lista de assuntos interessantes para escrever e gostaria de compartilhar com vocês este conhecimento.
 
No cenário nacional da criação de pássaros existem 5 personagens principais:
 
  1. Criador – O mais importante personagem. Preocupa-se com seleção genética e preservação. Em sua maioria investem maior parte de seu tempo e dinheiro na criação. Graças a estes abnegados hoje algumas espécies estão salvas da extinção pela reprodução em domesticidade. (Papagaios, araras, curiós, canários da terra, BICUDOS e tantos outros.)
  2. Passarinheiro – Aquele que tem pássaros de várias espécies, adquire seus pássaros dos criadores, participa ativamente de torneios e faz trocas com outros passarinheiros. Sua maior preocupação é com seu plantel e tenta de todas as formas ter os melhores pássaros possíveis.
  3. Roleiro – É o responsável por escoar a produção excedente dos criadores e disponibilizar pássaros de qualidade para os passarinheiros. É claro que com algum lucro.
  4. IBAMA – Responsável por regulamentar e fiscalizar as atividades de criação. Porém hoje em dia têm dificultado bastante a vida de quem quer criar com normas e regulamentações que não passam de burocracia.
  5. Traficante – É o responsável por capturar, transportar e vender pássaros silvestres. É um criminoso e se você conhece algum, denuncie!
 
Eu, particularmente, sou um criador, roleiro e passarinheiro. Gosto de criar e dedico grande parte de meu tempo na criação e aquisição de matrizes. Mas também participo de torneios e tenho tentado trazer bons bicudos para nossa região.
 
O IBAMA que deveria ser parceiro na preservação das espécies se esconde atrás de normativas e regulamentações que mais atrapalham do que outra coisa. Porém ainda é a lei e devemos respeitar.
 
Na minha opinião, a maior responsabilidade do IBAMA deveria ser a educação, criando uma nova consciência de preservação. Informando a população de como é possível manter pássaros nativos em ambiente doméstico. Mas talvez por falta de vontade ou por falta de efetivo, não conseguem fazer esta atividade.
 
Como o IBAMA não faz, vou tentar através desta coluna. Agora que você conhece os personagens principais, vamos conhecer um pouco mais sobre o personagem número 1, o criador.
 
Existem 3 categorias de criadores:
 
  1. Conservacionista – aquele que mantém pássaros que são apreendidos e não podem ser soltos por não serem mais selvagens ou por estarem debilitados demais para a soltura.
  2. Amador – Em geral tem pequenas criações e produzem menos de 50 filhotes por ano. Sua criação precisa ser regulamentada e ter um controle rigoroso. Só podem transferir pássaros para outros criadores amadores. Utilizam o SISPASS – Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes, do IBAMA. Todas as transações são feitas pela Internet.
  3. Comercial – produz em grande quantidade e vende sua produção com Nota Fiscal. Qualquer pessoa pode adquirir pássaros de criadores comerciais.
 
Outra questão importante que deve ser tratada neste artigo inicial é sobre as nomenclaturas utilizadas na criação de passeriformes canoros.
 
Pássaros Silvestres – Como o nome indica são os selvagens. Que estão e devem continuar soltos. Não há preservação em capturar um pássaro silvestre, por melhores cuidados que dediquemos a eles. É totalmente errado chamar os pássaros criados em domesticidade de Silvestres.
Criação em cativeiro – Totalmente errado. O cativeiro traz uma conotação de seqüestro. Horrível. Criação em cativeiro é quando se captura pássaros silvestres e tenta-se criar nas gaiolas.
 
O correto é falar:
 
Pássaros Nativos criados em ambiente de doméstico. Portanto, sempre que ler ou ouvir daqui para frente pássaros Silvestres criados em cativeiro, fique atento. Ou alguém está se equivocando e merece uma instrução ou tem gente pegando passarinho solto e tentando criar.
 
Espero que gostem da seqüência de artigos que serão publicados nesta coluna, o próximo falará sobre a criação e a ética.
Comentários