Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Crede no evangelho

Primeiro Domingo da Quaresma

Fevereiro, 26, 2012.

Evangelho (Marcos, 1, 12-15)

........................................................................................................................

”Naquele tempo, o Espírito levou Jesus para o deserto.

E ele ficou no deserto durante quarenta dias e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre os animais selvagens e os anjos o serviam.

Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o evangelho de Deus e dizendo:

'O tempo já se completou e o reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no evangelho'.’’

........................................................................................................................

Apenas com quatro versículos apanhados no evangelho de Marcos, traz-se à lembrança do cristão de que se há de entrar num tempo de sacrifícios, penitência e muita oração.

Está pois a Igreja Católica em plena Quaresma.

Se os afazeres de todo dia prosseguem, que também haja momentos dedicados à contemplação, um repasse de como se está a viver e se vem sendo cumpridos os deveres mínimos do cristão.

Decaiu um pouco, mas ainda se encontram pessoas que se privam de guloseimas, praticam caridade diferente e rezam em família.

A Quaresma, assim, é tempo propício talvez a um retorno para Deus, a quem a gente às vezes abandona ou dele esquece, quando de fato toda atenção deveria estar centrada nele.

Mas é o Deus do perdão. Pecado confessado é mal apagado em definitivo. Usam-se nos últimos tempos aqueles dias de confissão comunitária nas várias igrejas da cidade. Que visão consoladora nesses dias, com tantos homens e mulheres, pacientemente em pé, até chegar sua vez e purificar-se mediante o sacramento da Confissão.

Confissão, chamado de Deus, sequioso da volta de todos.

João Paulo

Comentários