Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 26 de outubro de 2007

CPMF

CPMF.
 
Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira.
 
Tudo errado.
 
A começar pela evidência de que, o vocábulo contribuição, induz de pronto à realidade de que se trata de uma ação voluntária e espontânea. Extorsão é bem outra coisa.
    
A dita CPMF sangra a conta bancária, em valores miúdos, mas que, de constantes, se avolumam sem que disso se apercebam os correntistas. A partir desse expediente profundamente antipático, desfez-se o caráter de sigilo e intocabilidade. Cumpre aos bancos guardar o numerário. E só.
 
Cumpri... Hoje não mais.
    
A CPMF nasceu e floresceu sob o governo do cidadão que criou a reeleição, sem supor jamais que seu mais direto adversário, dela também se aproveitaria. Nasceu a CPMF, pois, com o apoio da ala majoritária, então liderada pelo PSDB e sob o crivo cortante da oposição, na época o PT. Agora o PT, que acabou por enamorar-se da sigla, quer mantê-la. Encontra, porém dificuldade por parte do mesmo PSDB, agora oposicionista.
 
Nada a estranhar, no entanto, porque outro dia, o presidente licenciado do Senado, criativo, ponderou que em política o ser incoerente é ter coerência.
    
Conceda-se, entanto, à CPMF a graça de se lhe reconhecer simpatia e sonoridade, no que tange à sigla, exclusivamente. Todos a decoram com facilidade. Embora, neste caso, reste se apurar se o enunciado da sigla é gravado logo, por simpatia mesmo ou por raiva...
    
Tome-se por empréstimo essa sigla e  sejam com ela compostos dizeres novos.
    
Um modo de ver a CPFM com olhar mais ameno ou, com certeza, menos hostilizado.  Isto prova a sábia possibilidade de muitas e muitas vezes se transformar o inóspito e mal-visto em algo benfazejo.
    
Fica aos leitores, ademais de tudo, a liberdade de se aproveitar da mesma sigla, CPMF, para frases ou tiradas bem melhores que essas, que a modo de exemplo, vão ler abaixo.
 
     Corra. Pule. Mude. Fuja.
     Costa, Praia e Mar: Felicidade.
     Comer Pouco Modera a Flatulência.
     Contabilidade Pública Mascara Falhas.
     Custa Pedir Mais Fé?
     Cubra a Pele ou Morre de Frio.
     Como Políticos Manipulam Finanças!
     Controle o Pulso Mais Frequentemente.
     Curiosidade Pode Matar Fuxiqueiros.
     Compre e Pague. Mate o Fiado.
     Sua vez, leitor, de entrar com a imaginação.
     Prossiga.
Comentários