Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 28 de março de 2016

Convidado a vontade é convidado feliz

Quando recebemos um convite de casamento, gera em nós uma euforia que parece que nos transportamos diretamente para a festa. As mulheres vão atrás de roupa, sapato, maquiagem, penteado, acessório... os homens já ficam pensando no calor que vão passar ao usar um terno completo...rs

Dois a três meses de expectativa e o grande e esperado dia chega! Pois bem, o convidado entra no salão de festas, após a cerimônia, claro, e se depara com um lugar marcado para se sentar. Internamente algo que vem de encontro para ‘derrubar’ toda essa euforia causa um impacto, muitas vezes, negativo. Quem é que gosta de receber ordens? Quem é que gosta de ouvir: “o senhor se sentará ali, na mesa 2”? Responda sinceramente para mim, você gosta disso?

Convidado feliz, festa animada, é aquela quando eles estão circulando alegremente pelo salão, quando estão perto das pessoas que tem maior afinidade, quando vão para a pista dançar, sentam para comer a hora que quiserem... Não estou aqui dizendo que a festa tem que ser toda bagunçada e desorganizada. Mas sabe aquela história de bagunça organizada? Festa é isso gente! Aquela coisa cheia de regras, ordens, e ‘mimimis’, não causa uma boa impressão, mesmo que você imagine ao contrário.

Geralmente ouço uma frase apavorada das minhas noivas: “Fer, porque está todo mundo em pé?!” e eu naturalmente respondo: “porque estão se divertindo!”...rs. Estamos falando de festa! Festa é alegria! Festa de casamento, de aniversário, bodas, merecem ter essa bagunça organizada. É claro e nem entro nessa discussão, que precisamos ter lugares para acomodar a todos, mas todos não precisam passar o tempo todo sentados, como pessoas engessadas, entende? Agora quando for um evento mais formal, uma festa da empresa por exemplo, aí sim, precisa ser um ‘organizado organizado’ mesmo...rs, mas isso é um tema para outro texto.

Deixar algumas mesas reservadas para os pais, padrinhos e avós, é uma questão de delicadeza, mas ‘impor’ que é ali que eles devem se sentar, isso para mim, não é elegante. Não sou contra a setorização por mesas, mas já vi que infelizmente isso não causa uma boa impressão aos convidados. Quer setorizar? Ótimo! Opte por setores como: setor azul = família do noivo; setor rosa = família da noiva; setor amarelo = amigos, enfim... o nome do setor fica por conta da sua criatividade e a quantidade de mesas, de acordo com o número de convidados confirmados no setor. Se o convidado pode escolher entre 4 mesas para sentar, ele vai ficar mais feliz e sabe que a mesa do lado é de alguém de afinidade.

Agora impor para sentar na mesa 2, humm isso não acho tão legal, até porque os noivos nem sabem, mas muitas vezes, mas a maioria nem respeita a numeração e depois de alguns minutos já está tudo ‘bagunçado’ e todo aquele trabalho de fulano mesa 1, beltrano mesa 5, ‘ixi... foi por pista abaixo”, afinal, convidado a vontade, é convidado feliz!

Comentários