Colunistas

Publicado: Domingo, 15 de maio de 2011

Consultoria para viajar

Crédito: Banco de Imagens Consultoria para viajar

Consultores lembram melões: dos muitos provados, geralmente só um presta, mas que compensa a má experiência com os anteriores. No segmento de viagens corporativas não poderia ser diferente. Por isso, a chegada de uma empresa séria como a TCG Consulting à América Latina é uma ótima notícia. Tradicional prestadora de serviços profissionais globais, essa consultoria surgiu nos Estados Unidos há 16 anos. Hoje, tem vários escritórios no exterior e contabiliza mais de 370 projetos realizados em 106 países de seis continentes.

As soluções da empresa incluem da gestão de viagens corporativas e meios de pagamento ao gerenciamento de despesas de viagens, com um espectro de atuação bastante extenso. Ele vai da avaliação de processos à terceirização, e da verificação do cumprimento de normas, implantação de políticas à administração de despesas com viagens corporativas.

Para cuidar da expansão no Brasil e região, a TCG nomeou Wellington Costa como seu diretor regional. Com mais de 35 anos de experiência na indústria, ele já atuou na Telefônica, Embaixada dos Estados Unidos, Schlumberger, Pan American e Varig.

Atualmente é responsável direto pelos consultores que desenvolvem soluções específicas para gerenciamento de despesas e meios de pagamento de viagens corporativas, em uma operação que realiza o fluxo de mapeamento, análise, avaliação, elaboração de instrumentos normativos, contratação de fornecedores, desenvolvimento de programas e execução.

Os ganhos de produtividade obtidos pela equipe da TCG atingem em média 28 centavos em cada dólar aplicado, segundo avaliação do retorno sobre o investimento (ROI) feito pela consultoria. Wellington explica que os seus serviços se aplicam a empresas de qualquer porte, desde que tenham um volume razoável de gastos com viagens de negócios.

Para ele, os resultados do processo de expansão da TCG em todo o mundo são animadores. "A filial aberta em Londres no final de 2010 está com uma demanda muito grande de serviços de consultoria, o que demonstra que essa é uma tendência até no velho continente".

Na América Latina, a presença da TCG é intensa nos segmentos financeiro, farmacêutico e petrolífero. Wellington revela que a negociação com fornecedores, gestão de contratos e prestação de contas de viagens são as três áreas prioritárias para as empresas brasileiras obterem mais ganhos. Para ele, a baixa utilização de consultorias no Brasil, especialmente na área de viagens corporativas é uma questão cultural.

Este artigo foi publicado também na coluna "Viagens de Negócios", no Diário do Comércio da Associação Comercial de São Paulo.

Comentários