Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 25 de dezembro de 2002

Consciência Saudável - Verão sem Dengue

Está constatado : Dengue é uma epidemia inevitável e que deve ser encarada como problema de saúde pública e de comportamento social .
   A previsão otimista do Ministério da Saúde é que tenhamos cerca de 400 mil casos no país e três tipos de vírus circulantes em 2003.
   O mosquito Aedes é excepcionalmente bem adaptado ao meio urbano e caminha de maneira inexorável dentro do Estado de São Paulo
   Ele coloca seus ovos em águas paradas e limpas próximas aos domicílios humanos e o combate à ele depende de cada um de nós.
   É tempo de mudança de comportamento da população e dos serviços de saúde. As ações devem ser permanentes e não medidas emergenciais de curto fôlego , baixo impacto e alto custo. Cada um , em sua casa deve sistematicamente supervisionar as possibilidades de criadouros que existem ao seu redor.
   Tome pequenos cuidados para evitar que a doença se espalhe :
    Coloque areia nos pratos de plantas e evite o cultivo de plantas aquáticas. Caso você as tenha, troque a água todos os dias e limpe os vasos com escovas. Regue bromélias com jatos de água.
    Recipientes de animais de estimação devem ter cuidados de limpeza diariamente
    Piscinas devem ser cloradas e limpas. Piscinas de plástico devem ser esvaziadas após o uso
    Pneus e garrafas descartáveis devem ser mantidos secos e cobertos,As garrafas devem ser guardadas de cabeça pra baixo.
    Caixas de água devem ser bem vedadas, sem frestas
    Calhas devem ser revisadas periodicamente pra evitar o acumulo de água
    O uso de produtos como água sanitária , sal e borra de café devem ser bem orientados para que se evite danos às plantas e animais
    Focos novos como bandeja de ar condicionado e geladeira devem ser limpos e verificados.
   
   Em Itu,Salto e Indaiatuba, cerca de 60 % dos principais focos de mosquitos estão localizados em vasos de plantas, recipientes descartáveis , pneus e caixas de água. Segundo dados oficiais da SUCEN , Salto e Itu já têm confirmação de quase 130 casos positivos em 2002.
   
   Os principais sintomas são febre, indisposição , dor de cabeça ( principalmente na região dos olhos ), dor nas articulações , ossos e músculos. Procure seu médico se esses sintomas aparecerem de 3 a 15 dias após viagem para áreas de risco ( Baixada Santista, Campinas e região, noroeste do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Nordeste )
   
   Denuncie terrenos baldios e mal cuidados, depósitos de lixo clandestino, casas fechadas por períodos longos e fabricas abandonadas aos serviços públicos.
   
   A Dengue é hoje uma epidemia que não deve ser somente combatida e sim prevenida e respeitada. Faça sua parte !
   
   Colaboração: Eng. Dalton Fonseca Junior
Comentários