Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 8 de junho de 2005

Confiança

Confiança é uma das notas que toca alto no ser, quando se escolhe viver com alegria e entusiasmo. Confiar é acreditar que todas as coisas que nos acontecem são como devem ser, mantendo o coração em paz porque “está tudo certo”. É simples, mas não é fácil.
Confiar não é fácil porque passamos a maior parte do nosso tempo querendo que as coisas sejam diferentes do que são. Reclamamos da falta de sorte, da falta de tempo, da falta de dinheiro, da falta de saúde. Nosso mundo contemporâneo vive apoiado na mentalidade da escassez: falta comida, falta paz, falta humanidade, falta dignidade, falta conexão com o sagrado. Então, trilhar o caminho da simplicidade, aprendendo a confiar em cada evento que acontece dentro da nossa casa e ao nosso redor é uma bela atitude, acessível a todos os seres humanos, mas exercida por poucos.
Trazer confiança para a nossa vida e para as nossas relações é uma das escolhas mais difíceis, porque se trata de sair do lugar de sofredor que estamos tão acostumados a ocupar. Morar no porão dos injustiçados, por incrível que pareça, é bem mais fácil do que ocupar a cadeira da boa vida. Embora o nosso nascimento seja uma grande promessa de alegria, na dualidade humana nos amparamos mais no sofrimento. E nesta cadeira, não há lugar para a confiança.
Confiar deveria ser simples, porque nascemos confiando. Você já viu algum bebê não confiar? Pois é, mas vamos perdendo esse dom divino, infelizmente. E quanto mais adultos, mais desconfiados ficamos. Desconfiamos da vida, das oportunidades, das pessoas que mais amamos. Desconfiamos da natureza e até de nós mesmos, de nossa capacidade de brilhar e fazer uma diferença para o universo.
Confiar é a primeira atitude que nasce junto com a gente. Resgatar essa confiança e inocência é um dos principais passos para uma vida feliz. Podemos sempre escolher onde queremos estar em cada acontecimento: na cadeira dos amargurados ou na cadeira de aprendiz da vida. A união entre o mundano e o sagrado vem através da inocência e da confiança. Ninguém pode tirar o que é nosso. Se determinamos que o nosso propósito é caminhar na confiança, então estamos honrando a vida. Não trairemos esse princípio, apesar de todas as provações que tivermos que passar, das dúvidas, tristezas e incertezas. A vida é simples. Nós é que complicamos.

Comentários