Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 17 de julho de 2006

Condomínio com saúde o ano todo

Condomínio à prova de doenças e insetos, não é difícil mantê-lo com saúde. Basta submeter as constantes manutenções preventivas, assim é possível evitar prejuízos com obras, e contribui muito para redução de custos. A tranqüilidade dos moradores não pode ser afetada, por exemplo, por causa do portão eletrônico que parou de funcionar devido a um curto-circuito, provocado por acumulo de insetos na placa.

Mesmo no inverno não estamos totalmente livres das inconveniências dos insetos. Claro, que notamos uma substancial redução. Porém, parece que não tem jeito: por mais que a higiene esteja perfeita, muitos insetos entram em estado de hibernação, na estação mais fria do ano. Em busca de temperaturas mais agradáveis, pequenos eles acabam invadindo as placas dos circuitos eletrônicos dos portões automáticos e interfones, muitas vezes causando curto-circuito e paralisando o sistema.

Não há dúvida de que a adoção de medidas simples, como evitar o acúmulo de lixo, não deixar pacotes de alimentos abertos e manter limpos os espaços comuns do condomínio - no caso de edifícios - já ajuda a evitar problemas que vão se agravando com o tempo. Outra boa dica, é tampar os buracos e fendas com silicone, assim evita a entrada dos insetos e diminuí as chances de problemas operacionais. O importante mesmo, é procurar fazer constantemente um "check-up" no condomínio para que não se tenha imprevisto.

Saúde dos funcionários
Nem tudo é encantador na época mais fria do ano, esse também é o período em que aumenta a incidência de gripes e resfriados e se agravam as doenças respiratórias na população. A aglomeração de pessoas favorece a transmissão de vírus e bactérias, um dos principais responsáveis pelas doenças de inverno,

Pensando nisso, e para evitar a proliferação dessas doenças, deve-se ficar atento com a saúde dos funcionários. Uma boa dica é oferecer anualmente aos funcionários do condomínio, a vacina contra a gripe, principalmente naqueles trabalhadores que necessitam se expor ao frio.

No entanto, algumas coisas podem ser feitas para ajudar a prevenir os resfriados e as gripes.

- manter a casa sempre bem arejada;
- evitar permanecer em locais fechados com grande acúmulo de pessoas;
- lavar sempre as mãos;
- evitar permanecer muito tempo em locais com ar condicionado;
- ingerir sempre bastante líquidos (de preferência água e sucos);
- alimentar-se bem;
- exercitar-se regularmente;
- evitar o estresse;
- não fumar ou ficar em locais com pessoas fumando;
- evitar locais muito poluídos.

Com isto, evitaremos boa parte dos resfriados, embora não possamos ficar imunes a eles.

Até a próxima semana.
Saúde é o que interessa!

Comentários