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Publicado: Sexta-feira, 13 de maio de 2011

Comunicação

Crédito: Arquivo pessoal Comunicação

Olá amigos

Antes de iniciar a elaboração deste texto fui pesquisar o significado da palavra comunicação e entre tantas fontes de informação, a que melhor comunicou foi a seguinte:

A palavra Comunicação é derivada da palavra latina communis, da qual surge o termo comum em nosso idioma. Communisquer dizer pertencente a todos ou a muitos. Dessa maneira na raiz latina surge a palavra comunicare, origem de comungar e comunicar. Num novo desdobramento dessa raiz, ainda no latim, chegamos a comunicationis que indica a idéia de tornar comum. Desdobrando um pouco mais a palavra comunicação temos, juntado a idéia de tornar comum que deriva de communis, o sufixo latino “ica” que indica estar em relação e o sufixo “ção” que indica ação de (CUNHA, 1999, p.308).

Resumindo: comunicar é tornar comum, fazer saber!

Sendo assim, comunicar é fazer saber e somente desta forma podemos esperar uma atitude, um resultado, uma ação, um comportamento.

O mais comum é não nos expressarmos de forma objetiva e clara achando que nosso ouvinte captou totalmente nossa mensagem.

Quantos conflitos nasceram de informações mal interpretadas  ou mal comunicadas?

Nas empresas, a comunicação é uma ferramenta extremamente importante e não utilizada de forma correta.

Pensando na estrutura organizacional de sua empresa, quantas pessoas estão entre você e o executivo principal? Como faria para fazer uma mensagem chegar até o topo sem ter que entrar na sala dele e dizer: - bem Sr. Fulano, o que eu quis dizer neste relatório é o seguinte....”

Damos como certo que ao redigir um e-mail, um relatório, fazer uma apresentação ou uma palestra, tudo que está sendo dito é do entendimento de todos. Engano nosso.

Quem te ouve não está  na mesma “sintonia” portanto, é necessário observar como as pessoas reagirão.

Depois de passar por experiências não tão felizes, aprendi uma lição: o que eu falo não é o que outro ouve!

Aprendi que uma das formas de garantir maior sucesso, principalmente, em palestras e apresentações, é fazer uma simulação. Apresente ou peça que outra pessoa leia o texto em voz alta. Observe se ela captou a mensagem, observe as reações e fique atento ao que você está ouvindo porque, foi você quem escreveu.

Garanto que você vai rever o texto, ao menos 1 vez.

Quando se pratica a comunicação eficaz, tenha a certeza de que você poderá ser cobrado e poderá cobrar com razão!

Até a próxima

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