Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 24 de agosto de 2005

Como terminar um namoro

Dias atrás uma amiga contou que um casal terminou bruscamente um namoro que, aos olhos de todos, era certo de que daria em casamento. Assim, de um dia para o outro, ele chegou e disse que não sabia se gostava dela, sendo que no dia anterior disse inúmeras vezes “eu te amo”.

Preocupado com isso, com a possível desilusão que a moça sentiu (na verdade sei que ela está na fossa) bolei um manual,

Manual para terminar um namoro

Primeiro | Se você está pensando em terminar o namoro, nunca diga “eu te amo”. Saiba que sempre é melhor a verdade que a mentira. E, (olha o chavão) o peixe morre pela boca. Não precisa dizer quase nada, basta um “nossa, essa roupa fica bem em você!” ou “será que vai chover, hoje?”. Só isso!

Segundo | Não fique sonhando junto da pessoa amada. Nada de planejar viagens, lua-de-mel ou aquela casa dos seus sonhos. Se deixar escapar um sonho de viagem e a pessoa disser “Sério?! Sempre quis ir para a Grécia também!!!”, você conserta “Olha, nunca pensei em viajar em dupla, só sei que quero viajar, talvez vá sozinho, não sei...”

Terceiro | Se permita o silêncio. É, nada de ficar conversando muito, descobrindo afinidades, essas coisas. Se for ao telefone, melhor ainda. Se a pessoa falar “Alô, benzinho, você ainda está aí?”, perfeito!

Quarto | Fique com dor-de-cabeça. De barriga, de cotovelo, dê seus daltonismo como desculpa, fale que seu cachorro, mas, se quer terminar o namoro, evite sair junto dele(a). “Ah, hoje não dá, sabe. Quem sabe outro dia.”

Quinto | Vá pensando em frases para dizer à pessoa, sua futura ex. Tenho algumas sugestões: “O problema não é você, sou eu”; “Eu estou passando por um momento difícil, sabe”; “Preciso repensar a minha vida, rever meus conceitos, reprojetar meus valores”; ou a clássica “Tô precisando de um tempo”.

Sexto | Marque um encontro, de preferência longe de tudo e de todos. Nada de conversar naquele lugar onde vocês se conheceram, junto daquele casalzinho com vocês sempre saíram, nada disso! Se quiser ser mais direto, vá conversar em frente ao cemitério, perto de um rio ou em algum bosque gótico. Ah, muitíssimo importante, fale assim “Precisamos conversar”. Se a pessoa perguntar se aconteceu alguma coisa, diga: “Na verdade, precisamos repensar a relação.”

Na hora ela vai perceber. Hoje em dia, 80% dos que repensam a relação, terminam com ela. Portanto, se você não quiser terminar o namoro (e chegou até esse ponto do texto só por curiosidade ou por precaução), não deixe as coisas chegarem ao ponto do “precisamos repensar a relação”. Viva um namoro diferente a cada dia, a cada gesto de carinho e mergulhando um na vida do outro. Porque senão, você também vai precisar desse manual.

Comentários