Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 17 de abril de 2008

Como otimizar o uso do tempo

Crédito: Lemanz Como otimizar o uso do tempo
Dividir as tarefas em etapas conduzem a eficiência

Depois de alguns bons anos trabalhando e pesquisado sobre métodos organizacionais, descobri que o maior entrave para a grande maioria das pessoas em tentar organizar seus espaços, seu material, sua casa, tarefas ou os seus projetos se dá principalmente porque não encara que têm uma bagunça para organizar, o que já deixa a organização preguiçosa e complicada.

Estamos sempre tomando decisões sobre como administrar melhor a forma de dispor do nosso tempo. E também nos deparando com as conseqüências dessas decisões. Muitas vezes não gostamos delas em virtude da lacuna entre a maneira como usamos nosso tempo e o que acreditamos ser realmente importante em nossas vidas.

 

Para conseguir ter organização e mantê-la, você precisa criar métodos e procedimentos específicos é uma rotina que deve estar inserida na sua vida. Estabeleça prazos de intervalo; uma vez por dia, por semana, por mês, e quantas vezes. Tudo depende das necessidades pessoais de cada um.

É importante que você identifique os métodos que escolheu, escreva-os para que você possa fazê-los de maneira eficiente, simples, e organizada.

 

Se você tem aquele quartinho entupido de tralhas cheio de coisas (nem sempre úteis), claro que você pode comprar alguns organizadores, prateleiras ou armários e tentar arrumar tudo, mas no fim, você ainda terá um quartinho abarrotado e cheio de coisas que nem sempre são úteis.

Como reduzir: pegue tudo do quarto ou gaveta ou de qualquer outro espaço esvazie-o, e só reponha aqueles itens que você realmente gosta e realmente usa. Se você não tiver certeza de algo coloque numa caixa de “talvez”.

Etiquete-a com uma descrição e data, e seis meses depois, quando você verificar que não usou ou não usará, dê um fim.

Reduzir a complexidade e dividir as tarefas em etapas são duas técnicas que conduzem à eficiência.

 

A mesma coisa acontece com a gerência de tempo: você pode organizar um horário certinho, mas ainda estará cheio de tarefas.

Se você tiver 20 coisas a fazer hoje, e reduzi-las a somente três tarefas mais importantes, você não precisa mais de uma agenda abarrotada com lembretes e listas de “a fazer”.

 

- Lembrou coisa importante escreva.

As nossas mentes são maravilhosas, mas vivem vacilando. Não nos lembramos de coisas quando temos de lembrar, e lembramos quando não precisamos. Não entupa sua mente com coisas que ficam tirando o sossego, escreva. Tenha sempre por perto um bloquinho de anotações de bolso onde você for, e escreva assim que, lembrar em algo importante. Depois ponha na sua agenda se for necessário. Assim, não há como esquecer de nada e pode se concentrar no que esta fazendo.

 

- Tudo em seu lugar.

Relacionado à dica acima, cada item deve ter um lugar próprio.

Para onde vão suas chaves do carro? Ao lado da porta é o melhor lugar você nunca as perderá novamente. Para onde vão suas canetas, revistas, ferramentas de trabalho...

Cada item deve ter uma “casa”, e se ele não tiver, é preciso criar um.

Os lembretes podem ajudar e a partir daí se você encontra algo na sua mesa, na sua cama ou na escrivaninha, você já sabe que ele não pertence àquele lugar. Encontre a “casa”: designada - não simplesmente deixe algo em qualquer lugar.

 

- Tenha uma caixa de entrada.

Bem, de fato você precisa de duas caixas de entrada - um para a casa e um para o trabalho.

M

Comentários