Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 3 de outubro de 2005

Como comprar uma bicicleta?

Recebi recentemente alguns e-mails com essa pergunta, e fico contente por saber que meu esforço está surtindo efeito, pois são pessoas que estão querendo começar a pedalar e não têm conhecimento de que bicicleta comprar.

O primeiro passo é saber como e para que iremos usar a bicicleta. Como por exemplo, ir ao trabalho e voltar e dar no máximo uma voltinha pela cidade no final de semana percorrendo até 10 quilômetros por dia, ou, além de utilizar como meio de transporte dar umas voltinhas mais longas no final de semana sem pegar terra, ou, se aventurar um pouco mais e começar a praticar o mountain bike por estradas de terra, mesmo que só de final de semana, ou, se o pretendente possuir espírito competitivo, arriscar a participar de competições. Enfim, vai depender do uso para se escolher corretamente o modelo e a modalidade para que depois não venha a se arrepender.

No cenário das bicicletas existem quatro modalidades básicas:
- O ciclismo de estrada ou speed, que são aquelas bicicletas de pneus finos e só utilizados em asfalto.
- As de bicicross ou aro 20, que são aquelas bicicletas usadas pela garotada, que permitem, dependendo do modelo, realizar algumas manobras e saltos além de participarem de competições.
- As mountain bikes, que são aquelas bicicletas de aro 26 com pneus grossos para terra e com marchas que vão de 21 até 27 velocidades, possuem uma variedade enorme de modelos que vão desde modelos simples com quadros de aço a modelos mais sofisticados com quadros fabricados em fibra de carbono. Geralmente possuem suspensão dianteira e em alguns casos suspensões dianteira e traseira (full suspension) e com quadro e peças em alumínio. Na atualidade são os modelos mais vendidos no mercado, por serem mais resistentes e pelo fato de poderem ser utilizadas tanto para o asfalto como em estradas de terra e também por serem utilizadas em outras modalidades do mountain bike, que são:
O freeride onde a bicicleta é utilizada para pulos e manobras extremas.
O downhill onde a bicicleta é utilizada só para descidas.
O cross country e enduro onde a bicicleta é utilizada para circuitos com trilhas e percursos com altas quilometragens.
O cicloturismo onde as bicicletas são utilizadas para viagens onde o conforto é o principal quesito.
- E as de lazer ou confort, que são aquelas bicicletas para o uso na cidade, com até 21 marchas e normalmente com pneu liso (slick) e fabricadas por algumas marcas tanto nos modelos feminino como masculino.
Com toda tecnologia e estudos científicos feito sobre a bicicleta, hoje em dia, em modelos um pouco mais sofisticados é possível comprá-las de acordo com o tamanho da pessoa. Ex: para um indivíduo com até 1,60m, é aconselhado a ele uma bicicleta tamanho 16 ou “S”, para indivíduos com até 1,70 tamanho 17 ou “M”, e assim por diante. Estas medidas são para modelos mountain bikes, pois para as speed a numeração é diferente. E possam acreditar, andar com uma bicicleta fora do seu tamanho, além de não lhe proporcionar rendimento, é com usar um tênis que não é o seu número, dependendo da intensidade do uso, uma hora vai machucar, e geralmente as lesões ou dores são nos joelhos e costa.

Com o aumento do uso das bicicletas, o número de bicicletarias e lojas especializadas aumentaram, criando assim uma maior concorrência e conseqüentemente melhores preços. Procure a que lhe der maior atenção e que lhe garanta um bom serviço de assistência técnica. Cuidado com preços muito baixo, procure comprar um produto de boa qualidade mesmo que seja uma bicicleta simples, pois caso goste da idéia de pedalar ou queira trocá-la por um modelo melhor não terá muitos problemas.

Em Itu existem algumas lojas especializadas como a Martini Bike Shop que fica na Rua Manoel Silveira Camargo, 466 - Jd. Santana, a Bike Racing na Avenida Caetano Ruggieri, a Ravelli Bikes na Av. Prudente de Moraes — Vila Nova, entre outras, alem das grandes lojas como Magazine Luiza, Lojas Cem, Casas Bahia e Hipermercados Extra.

Espero que com estas dicas possa ter ajudado, caso ainda persistam as duvidas, entrem em contato, terei o maior prazer em responder, e sejam todos bem vindos ao mundo das duas rodas movido a pedal.

Comentários