Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 5 de junho de 2009

Com o Destino Nas Mãos

Com o Destino Nas Mãos
"nas nossas mãos: cuidar ou jogar fora?"
Nós devíamos nos envergonhar - sim, eu também, mas eu disse nós; não finjam que não é com vocês - pois estamos errados. Sabemos da nossa responsabilidade, mas sequer nos importamos em cumpri-la.
 
Qualquer um que tenha uma televisão - acho que todo mundo, hoje, tem televisão - já cansou de ver propagandas, notícias e programas inteiros sobre a questão ambiental do mundo, do país, a respeito das inúmeras vantagens da reciclagem, sobre a devastação Amazônia, poluição da água e sua indispensabilidade. E mais: sobre os “fenômenos” da natureza, inconstantes e imprevisíveis. Afinal, quantos tsunamis e furacões esperaremos para parar de falar e partir pra ação?
 
Calma! Eu não vou repassar a importância do meio ambiente, da natureza, de poupar água e energia, nem a lista dos bichinhos em extinção. Até porque vocês já sabem de tudo isso.
 
Estou aqui pra propor uma mudança prática. Topam?
Das milhões de dicas que conhecemos, algumas altamente realizáveis:
1) Evite lavar calçadas. Varrer é suficiente. Ou, se preferir, aproveite a água que já foi utilizada na lavagem das roupas (conte isso pra sua mãe, se não for você o responsável pelas roupas).
 
2) Ao tomar banho, evite desperdício fechando o registro na hora de se ensaboar (e NÃO espere o banheiro estar cheio de vapor pra entrar no chuveiro!). Em um banho de 20 minutos, até 350 litros vão para o ralo; (o mesmo vale para a hora de escovar os dentes, fazer a barba, e lavar louça: torneira aberta só pra enxaguar!).
 
3) Aperte a descarga por, no máximo, cinco segundos ou troque sua descarga comum por uma de caixa acoplada. Uma descarga comum gasta, em média, 30 litros por acionamento (experiência: pegue uma garrafa pet de dois litros de água e beba de uma vez só. Quando terminar, repita para si mesmo: faltam só quatorze! Moral da história: é muita, muita água!)
 
4) Lavando o carro com mangueira, gastam-se, em média, 378 litros em 10 minutos. Prefira lavar a seco, com balde ou com mangueira com gatilho; assim, você pode economizar mais de 300 litros.
 
5) Junte uma quantidade maior de roupas para lavar de uma só vez. Coloque-as de molho e use pouco sabão. Enquanto esfrega, deixe a torneira desligada. Se usar máquina, recolha a água final para lavar a calçada ou banheiros. Pense positivo: se você lavar as roupas num dia só, terá todos os outros pra descansar (ou não).
 
6) Jogar lixo na rua e pela janela do carro não pode. Além de deixar a cidade e as estradas sujas, você pode provocar entupimento de bueiros, contribuir com o acontecimento de enchentes e acidentes.
 
7) Se você é fumante, o problema é seu, mas não jogue suas bitucas no chão, não jogue pela janela do carro. Apague as pontas de cigarro quando for descartá-las para que não polua ainda mais o ambiente e coloque-as em local adequado (no LI-XO).
 
8) Quando sair de casa, leve um recipiente para colocar o lixo que produzir e leve-o com você ou coloque numa lixeira quando for embora (nem é TÃO difícil assim, vai).
 
9) Quando for sair, prefira ir a pé ou de bicicleta. Automóveis e motocicletas liberam muito gás carbônico na atmosfera, principal gás de efeito estufa. Se for para longe, use transporte coletivo, pois, desta maneira, você divide o mesmo gás carbônico com dezenas de pessoas. E o melhor: você economiza dinheiro e gasta várias calorias.
 
10) Quando for fazer compras, leve a eco bag, ela é bonita e prática. Assim, você utiliza menos sacolas plásticas, produzindo menos lixo.
 
11) Em casa e no trabalho, utilize os dois lados da folha de papel para escrever, rascunhar ou imprimir. Por cada tonelada de papel que se recicla, pelo menos 20 árvores deixam de ser derrubadas e economizam-se 10 mil litros de água. Além disso, documentos digitados podem ser lidos no computador e enviados através de e-mail.
 
12) Só deixe acesas as luzes dos cômodos onde há gente. E dê preferência a lâmpadas fluorescentes. As incandescentes – ou de luz amarela – gastam bem mais energia! Observação: televisão = luz apagada, por favor.
 
13) Evite o ‘abre-e-fecha’ da geladeira. Antes de cozinhar, tire tudo o que precisa de uma só vez.
 
14) Prefira usar pilhas recarregáveis. Se tiver de comprar da comum, ligue para o 0800 da empresa fabricante e pergunte onde deverá descartá-la depois de gasta. Jamais jogue em lixo comum.
 
(E agora o mais divertido de todos: recrutem as crianças)

15) Plante uma árvore. Cada árvore plantada pode absorver até uma tonelada de gás carbônico ao longo da vida. As crianças vão adorar, será como ter um bichinho de estimação (só que ele não faz coco no tapete).

Alguém se propõe a tentar, pelo menos, realizar algum desses itens? Quem assistiu ‘Corrente do Bem’, filme velho mas altamente sensato, já sabe: fazer a sua parte e convencer, no mínimo nesse caso, três pessoas a segui-lo na jornada.
 
Se não decorar a listinha, use os três ‘erres’: Reduzir, Reutilizar e Reciclar (dica: ouvindo 3 R’s do Jack Johnson é mais fácil e divertido!).
 
Faça o que puder, o que quiser. Acrescente itens a essa listinha e amplie sua contribuição com a nossa qualidade de vida. Mas n
Comentários