Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 14 de maio de 2009

Colesterol

Colesterol
 
É uma gordura fabricada no organismo e presente em alguns alimentos. O colesterol é encontrado principalmente em alimentos de origem animal. O excesso de colesterol pode se acumular nas artérias e provocar seu entupimento, processo chamado aterosclerose, grande responsável pelo infarto e pelo derrame cerebral.
 
Exames –um bom caminho
 
A partir dos 30 anos é importante verificar os níveis de colesterol no sangue, repetindo o exame de acordo com a orientação do seu médico.
 
HDL/LDL – bem-me-quer, mal-me-quer
 
A associação do colesterol com certas proteínas, pode assumir três formas: VLDL (very low density ou densidade muito baixa), LDL (low density ou baixa densidade) e HDL (high density ou alta densidade).
 
É sabido que as HDL retiram o colesterol das células e facilitam a sua eliminação do organismo, por isso é chamado de bom colesterol. As LDL fazem o inverso: ajudam o colesterol a entrar nas células, favorecendo o acúmulo nas artérias sob a forma de placas de gordura.Daí ser chamado também de mau colesterol.
 
Dieta
 
Prefira verduras e carnes magras, principalmente peixes e aves sem pele. Para cozinhar, use óleo vegetal (soja, milho, girassol ou de oliva). Prefira leite e queijos magros; a margarina vegetal é melhor que a manteiga. Evite comer mais de três gemas de ovo por semana; bolos, pudins, cremes, e maionese também têm ovo! Faça menos frituras e não reutilize o óleo. Coma pouco fígado,miúdos e frutos de mar.
 
Pressão alta
 
A pressão alta, ou hipertensão arterial, aumenta o risco de infarto e derrame cerebral. Quando associada a outros fatores de risco (fumo ou colesterol) ela é mais perigosa.
 
Exercícios Físicos
 
Existem exercícios físicos apropriados para cada pessoa. Seu médico poderá orientá-lo para escolher o mais adequado.
 
A atividade física pode ajudá-lo a emagrecer e a diminuir suas tensões.
Controlando o peso, fazendo exercício, ou praticando esporte, você se sente melhor e diminui o risco de infarto. O uso do automóvel, do elevador e ficar sentado muito tempo, contribuem para que você faça menos exercícios. Prefira,quando possível, ir a pé ou subir as escadas.
 
Tensões emocionais
 
Transforme suas atividades diárias em algo que lhe dê satisfação; afinal, você está vivo. Não exija demais de você, aprenda com seus erros. Uma vida com menos tensão diminui o risco de infarto.
Comentários